Moacyr gadoty

5198 palavras 21 páginas
Texto Moacir Gadotti
DISCUSSÃO

1. Três pontos nevrálgicos da nova LDB.

Moacir Gadotti, em seu artigo A Formação do Educador e a Nova LDB, menciona três pontos inquietantes apontados pela deputada Esther Grossi. São eles:

a) Clara retração do Estado de suas responsabilidades de garantir escolaridade para todos; b) Cerceamento da participação democrática da sociedade na condução dos desafios da educação no país; c) Embasamento teórico atrasado no que diz respeito ao ensino-aprendizagem face às modernas teorias da construção do conhecimento.

Sobre o Direito à Educação e do Dever de Educar, Art. 4º, o dever do Estado com educação escolar pública está efetivado mediante nove incisos, onde garante ensino fundamental obrigatório e gratuito, progressiva obrigatoriedade do ensino médio, atendimento gratuito em creches, oferta de ensino noturno, mas realmente nada referente à garantia de vagas a todos. Toda criança tem o direito de se matricular na escola perto da sua residência, desde que tenha vaga, depois de verificada a impossibilidade de vaga, poderá procurar outro bairro, também sem garantia nenhuma. No que diz respeito à Organização da Educação Nacional, os responsáveis pela organização do sistema de ensino será a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios (Art. 8º). O artigo analisa a não participação da sociedade no processo de condução da educação do país, mas acaba deixando de examinar novos contornos que essa prática assume em tempos de hegemonia neoliberal. Se observarmos, a sociedade encontra seus meus para participar. É o chamado terceiro setor, levando em consideração as ações desenvolvidas pelo voluntariado, por Organizações Não Governamentais (ONGs) e pelo empresariado. No terceiro tópico, sobre as Modalidades de Educação e Ensino, a LDB traz a educação escolar dividida em educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e educação superior. (Art. 21º). Para a educação básica, o conteúdo

Relacionados