Galei galeleu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




GALILEU GALILEI , ( 1564 - 1642 )
.
        Físico , matemático , astrônomo , filósofo , literato italiano, nasceu na cidade de Pisa em 15 de Fevereiro de 1564, mesmo ano da morte do pintor e escultor  Michelangelo e do nascimento do dramaturgo William Shakespeare. Filho de Vicenzo Galilei, músico, desde cedo, demonstrou ser bom estudante. Sua famíliamudou-se para Florença em 1574 e Galileu foi educado pelos  monges  do  mosteiro de Camaldolese, em uma cidade vizinha.
              Em 1581, com apenas 17 anos de idade, Galileu começou a estudar Medicina na Universidade de Pisa. Seu interesse pela Medicina nunca evoluiu. Porém era grande seu interesse pela Física e matemática. Finalmente, em 1585, Galileu abandonou a Medicina.. Foi o criador dométodo experimental e da dinâmica . Fez estudos importantíssimos sobre o movimento dos graves e descobriu a lei do isocronismo do pêndulo . Ensinou matemática em Pisa e em Pádua e frequentou a corte de Cosimo II de Médicis , como "filósofo" . Construiu o primeiro óculo e com isso efectuou extraordinárias descobertas de astronomia , enter as quais os satélites de Júpiter ( planetas Médicis ) , asfases de Vénus , os mares da Lua , as manchas do Sol . Defendeu as teorias de Copérnico , pelo que incorreu na perseguição do Santo Ofício , defensor do sistema ptolomaico . Teve um primeiro processo e foi proibido de continuar a defender o sistema copernicano . Mas não obedeceu e assim teve novo processo.
        Embora muito doente , foi obrigado a deslocar-se a Roma e condenado aocárcere . A pena foi depois comutada em residência fixa , em Arcetri  perto de Florença .  Continuou a trabalhar  apesar de ter ficado cego , assistido por muitos alunos  entre os quais Evangelista Torricelli .
.






























GALILEI , GALILEU e Teoria de Copérnico
                                               ...
        Apartir daí deu várias palestras na Academia de Florença por alguns anos. Fez também experimentos utilizando bolas, barcos de brinquedo, pêndulos e outros objetos, observando como eles caíam, flutuavam e oscilavam.
Media e marcava o tempo de seus movimentos, e tentava imaginar explicações matemáticas para eles.
        Em 1533, o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico publicarasua grande obra - Sobre as Revoluções dos Corpos Celestes - defendendo a teoria de que a Terra se move em torno do Sol e não o contrário. Essa teoria seria defendida e desenvolvida por Galileu e seu contemporâneo Johannes Kepler, que descreveu a trajetória elíptica dos planetas. A síntese desse trabalho foi a Teoria da Gravitação Universal, formulada pelo físico inglês
Isaac Newton que porcoincidência nasceu em 1642, o mesmo ano em que Galileu morreu.
        Por ter afirmado que a Terra se move em torno do Sol, Galileu , um dos gênios da revolução científica do  século  17, foi preso e obrigado à uma retratação humilhante.
                                               ...
        Aos 17 anos, assistindo à uma cerimônia na catedral de Pisa, observou um lustreque oscilava no teto.
        Controlando o tempo pelos seus próprios batimentos cardíacos, verificou que o intervalo entre cada oscilação era sempre o mesmo, não importando a amplitude do movimento. Repetiu a experiência mais tarde, e sugeriu que essa característica do pêndulo poderia tornar os relógios mais precisos.
Galileu, ao abandonar a Faculdade de Medicina, foilecionar em Florença. Durante os quatro anos em que trabalhou ali, publicou um trabalho em que descrevia a balança hidrostática, uma invenção sua. Graças a esse trabalho, tornou-se aos 25 anos, professor de Matemática, e foi lecionar na Universidade de Pisa.
        Em Pádua, onde viveu dezoito anos - de 1592 a 1610 - lecionando matemática, já estava convencido do acerto das teorias de...
tracking img