Mmstec

492 palavras 2 páginas
Diagramas
Um Diagrama é uma representação gráfica parcial ou total de um modelo. Apresentação gráfica de uma coleção de elementos de modelo, geralmente processados como um gráfico de arcos (relacionamentos) e vértices (outros elementos de modelo) conectados.
A UML 2.0 (versão atual) define 13 tipos de diagramas divididos em 2 categorias.

Modelagem Estáticos ou Estruturais
Diagramas estáticos ou estruturais definem estaticamente a arquitetura de um modelo. São usados modelar as “coisas” que compõem um modelo - as classes, os objetos, as relações e os componentes físicos. Além disso, também são usados modelar os relacionamentos e as dependências entre elementos. Abaixo temos uma tabela com os diagramas estruturais e suas respectivas descrições:

Diagrama de pacotes
É usado dividir o modelo em containers lógicos ou em "pacotes" e descreve as interações entre eles em alto nível.

Diagrama de classes
Define os elementos básicos de um modelo: os tipos, as classes e os relacionamentos são usados construir um modelo completo.

Diagrama de objetos
Similar ao diagrama de classes, porém sua principal diferença é que ele apresenta os atributos com valores. Corresponde a uma instância do diagrama de classes, mostrando o estado de um sistema em um determinado ponto do tempo.

Diagrama de estrutura composta
Fornece meios de definir a estrutura de um elemento e de focalizá-la no detalhe, na construção e em relacionamentos internos.

Diagrama de componentes
Apresenta as dependências ente componentes de softwares, incluindo implementação de classes, arquivos de código fonte, arquivo de código binário, arquivos executáveis e scripts.

Diagrama de instalação
Mostra a configuração dos elementos de processamento em tempo de execução, além dos componentes, processos e objetos do sistema neles existentes.

Dinâmicos ou de Comportamento
Os diagramas dinâmicos ou de comportamento apresentam as variedades da interação e do estado instantâneo dentro de um modelo

Relacionados

  • Documentos e Requisitos
    25314 palavras | 102 páginas