Mkt pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE SENAC-RS
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CARLOS EDUARDO

CESAR ...

CHRISTIAN MÜNCHEN

FABIO SANGER

MARCUS MELLO

PORTO ALEGRE

2011

Segundo Cobra (1997) marketing é o processo da sociedade pelo qual a estrutura de demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ouabrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços.

Boone e Kurtz (1998) afirmam que o marketing tem o papel principal no planejamento do produto, com o objetivo de obter sucesso em longo prazo. Para eles a empresa deve priorizar a pesquisa de desejos e necessidades do consumidor e depois a da organização. Os autores complementam afirmandoque a administração é dividida em três partes: função de troca, função de distribuição física, e funções de facilitação.
Para Kotler (2000) o papel de marketing é atender a necessidade do consumidor de uma forma lucrativa e atenta as mudanças do mundo para que as oportunidades do mercado se tornem em um grande negocio. Já para Cobra (1997) o papel de marketing é satisfazer asnecessidades dos consumidores e estimular o consumo consciente e subconsciente, melhorando sempre a qualidade de vida das pessoas.

Boone e Kurtz (1998) e Kotler e Keller (2006) defendem a idéia de que a análise de cenário representa as possibilidades de mudanças, ou seja, é como uma simulação de diferentes situações e direções que o mercado pode seguir tendo em vista as forças que mechem com omercado. Ou seja, os administradores devem refletir sobre as incertezas do mercado, e estarem através da análise, preparados para o que fazer em diferentes situações.
Segundo Boone e Kurtz (1998) e Kotler e Keller (2006) a análise SWOT é uma ferramenta utilizada para levantar dados do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças) que facilitam atomada de decisões e estratégias da empresa além de a mesma obter melhor entendimento do mercado e do ambiente em que está inserida, e ter maior capacidade de adaptar-se às mudanças. O ambiente interno (a empresa) pode ser controlado pelos gestores, fator este que permite correções e melhorias por parte da mesma, já o ambiente externo (mercado/concorrentes) não pode ser controlado, uma vez que nãodepende da empresa, e sim do mercado.

Após as análises, a empresa deve estabelecer metas para chegar a um objetivo, como por exemplo: lucratividade, inovação, entre outros. Para Kotler e Keller (2006) os objetivos devem ser organizados de forma hierárquica, devem ser estabelecidos quantitativamente e devem ser consistentes. As metas devem ser realistas e de acordo com as possibilidades daempresa. Depois de traçados os objetivos da empresa, a mesma deve iniciar uma pesquisa de marketing, para que possa levantar dados que auxiliem para a promoção de melhorias.
Conforme Mattar (2007), a pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação- informação usada para identificar e definir as oportunidades e problemas demarketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing, e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo.

Para Cobra (1997) pesquisa de marketing é um instrumento valioso para detectar as oportunidades de um mercado alvo, explorar, testar novos produtos e serviços antes e depois do lançamento e também testar o impacto do esforço domarketing.

O planejamento de marketing é realizado dentro do contexto da organização, para isso é necessário fazer uma análise do mercado. Segundo Kotler e Keller (2006), podem-se definir a análise SWOT como uma avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente externo e interno. Tendo como um ponto importante a avaliação ambiental, o reconhecimento de novas...
tracking img