Atps fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

curso superior de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Física I

TAUBATÉ - SP
2011
CLAITON RAFAEL DA SILVA – RA 3255565463
LUIZ ANTONIO PEREIRA FILHO – RA 3254564226
RAPHAELA VIEIRA DE OLIVEIRA – RA 3226040972
ROBSON ALBERTO SANTOS – RA 1099558027
THIAGO DE OLIVEIRA BARROS – RA 3256565802
WAGNER ARAUJO DOS SANTOS – RA3254562883

Atividade Prática Supervisionada – ATPS apresentada ao Professor Pedro Russi da disciplina Física I da turma 1º “A” do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Faculdade Anhanguera - Unidade Taubaté 2.

TAUBATÉ – SP

2011

DESAFIO

Este desafio é baseado no projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica) desenvolvido no instituto de aeronáutica e espaço em São Josédos Campos destinado a operar em órbita baixa, circular, a 300 km de altitude. O projeto ainda se encontra em fase inicial denominado SARA SUBORBITAL em que seus subsistemas serão verificados em voo. Os principais cálculos a serem realizados, mostrarão resultados envolvendo algumas grandezas físicas como: Medição, velocidade média, aceleração e equações do movimento.
[pic]
Figura 1 – Imagem doSARA

O projeto SARA compreende a fase de modelagem e ensaios tanto no solo quanto em vôo. Seu lançamento será a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão. O clã tem capacidade de colocar em órbita satélites com missões pacíficas e integradoras, favorecendo, assim, a comunicação e a pesquisa, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem.
[pic][pic]Figura 2 – Instalações do complexo de lançamento e Inspeção da base de lançamento
ETAPA 1 - Medição e Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado

Passo 1 - Realize a conversão da altura máxima 300 km (apogeu) baseado
nas informações acima para a unidade pés (Consulte uma tabela para fazer essa
conversão).
Resposta:
300 km = 300.000 / 0,3048 = 984.251,96 pés.

Passo 2 -Segundo informações do projeto amerissagem na água (pouso).
Será a 100 km da cidade de Parnaíba. Faça a conversão da distancia para milhas
náuticas.
Resposta:
100 km = 100.000 x 0,539957 = 53,9957 milhas náuticas.

Passo 3 - Faça uma leitura do texto apresentado em:
http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_SARA.htm - acesso em 20 de dezembro de 2009

Resumo:
PROJETO SARA
O projetoSARA (satélite de reentrada atmosférica) tem como objetivo desenvolver tecnologias para criação de aeronaves e veículos hipersônicos, capazes de viajar com velocidade várias vezes superior à velocidade do som, e, ainda, desenvolver estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre.
O SARA pretende ser uma plataforma industrial orbital e também avançar para anave gerações de veículos de reentrada para aeronaves hipersônicas. Ele trabalha com o projeto de veículo hipersônico chamado 14-X, e tem como objetivo, desenvolver uma plataforma orbital para realizar experimentos em ambiente de micro gravidade destinada a operar em órbita baixa a cada 300 km de altitude. O equipamento abrirá novas possibilidades na realização de projetos de pesquisa edesenvolvimento nas mais diversas áreas e especialidades.
Para isto, os quatro veículos que compõem o programa – dois suborbitais e dois orbitais – deverão fazer avanços progressivos para que o país adquira o conhecimento necessário para o desenvolvimento da tecnologia.
Primeiramente, no programa, serão desenvolvidas as tecnologias de eletrônica embarcada, do modo de realização de experimentose da recuperação através de paraquedas, onde exatamente se encontram dificuldades no sistema. Dados revelam que as taxas de falhas podem chegar a 20%, e a maneira que o projeto encontrou para mudar essa situação foi a de investir em ensaios funcionais.
O cronograma do SARA Suborbital denota o fim do projeto detalhado para o final de 2009 e a qualificação em 2010, quando a plataforma...
tracking img