Mkt na internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise das estratégias de implantação da internet nos EUA e Brasil

A internet é uma grande e estruturada rede mundial de compartilhamento de informações, a mesma esta cada vez mais presente nas empresas, lares, escolas, universidades e muitos outros locais, não há duvidas que esta revolução chamada internet, modificou o comportamento e estilo de vida das pessoas, o modo como pensam, trabalhãoe vivem com certeza foram modificados com o avanço e crescimento da mesma.
A rede mundial de computadores teve seu inicio baseado em necessidades militares, a ARPANET, percussora da internet como a conhecemos hoje, foi criada a pedido do governo norte-americano, que em plena guerra fria temia que um ataque a seus órgãos civis e/ou militares viesse a afetar suas comunicações e provocar perda dedados e informações sigilosas e importantes. As duas superpotências tinham consciência da importância dos meios de comunicação, portanto tinham que pesquisar novas tecnologias para auxiliá-los, neste quesito os EUA saíram na frente criando o conceito das redes computadorizadas.
O pedido de criação da ARPANET veio dos militares, porém a idéia já existia nos meios acadêmicos, os intelectuais dasfaculdades norte americanas já pensavam em conectar computadores distantes e trocar informações através deles, com o passar do tempo o projeto foi se desenvolvendo e universidades foram conectadas a rede. Com o esfriamento da tensão na guerra fria o foco da rede se virou ao grande público, com o tempo surgiu o que foi considerado a primeira aplicação direcionada a população em geral, o correioeletrônico (e-mail), foi a maior aplicação da rede por mais de 10 anos.
Já no Brasil, a implantação da internet só foi possível devido à intervenção do poder público, o país se encontrava em grande atraso nos quesitos ligados as telecomunicações, o governo ansiava proporcionar avanços e com eles atender as necessidades militares e econômicas de um governo composto por alas nacionalistas que ensaiavamuma entrada do país na categoria de emergente e sonhavam com um Brasil super potência.
A intervenção governamental deu início à implantação do serviço de internet no Brasil, que diferentemente dos EUA, começou tardiamente. Os elevados custos e o grande atraso do país nos quesitos tecnológicos dificultaram a proliferação e o avanço da internet. Um relatório minucioso elaborado por uma comissãoespecial do governo com o objetivo de examinar a situação do país revelou uma situação alarmante, o mesmo encontrava-se em uma situação muito inferior aos países da época, comparando-se a etapas de desenvolvimento dos anos 60 dos países mais desenvolvidos como no caso os norte-americanos.
As primeiras ações realizadas pelo governo brasileiro foram direcionadas aos grandes usuários, estes já sevaliam de soluções próprias para suprir suas necessidades no ramo da teleinformática, a Embratel, empresa de telecomunicações do governo que ficou responsável pela implantação, criou a Transdata, uma rede de transmissão de dados que eram alugadas a preços fixos, nesta empreitada o país até obteve certo sucesso. Contudo em uma análise mais profunda constatam-se com facilidade as diferenças nos serviçosde internet relacionados aos negócios nos dois países, claramente os EUA pelo fato de terem o domínio da tecnologia há mais tempo conseguem tirar mais proveito desta ferramenta para uso comercial do que os brasileiros, o tempo perdido pelo Brasil em iniciar seu processo de informatização e entrada na rede mundial reflete na utilização do serviço pelas organizações brasileiras, as empresas norteamericanas disponibilizam, por exemplo, de serviços de vídeo conferência com muito mais facilidade, a menor custo e maior qualidade do que as brasileiras, no país apenas algumas empresas maiores disponibilizam desta ferramenta e a utilizam freqüentemente, este é apenas um pequeno exemplo prático das diferenças entre os dois países em questão, mais demonstra a realidade geral. A forma, a...
tracking img