Mkt internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Paula Geremias
Jonas Rafael Rodrigues

MARKETING GLOBAL

UNISAL
2011

MARKETING GLOBAL: O QUE É O QUE NÃO É

O Marketing global é fazer de umproduto ser conhecido pelo mundo todo, apesar dos mercados e clientes serem diferentes
Apesar dessas diferentes a tarefa do marketing global é desenvolver produtos padronizados de alta qualidade e vende-los em todos o mundo utilizando de propagandas, preços e distribuições padronizados.
Um ponto muito importante do marketing global é que apesar de ser para o mundo todo eledeve ser trabalhado regional, ou seja, apesar de ser global tem que se local.
Um exemplo é a Coca-Cola, produto comercializado mundialmente, ela apesar de ser o mesmo produto em todos os lugares é ao mesmo tempo diferentes devido as diferenças do mercado mundial.
Apesar de ser global, não significa que o produto precise entrar em todos os países e sim que a visão deve ser deampliar horizontes, buscar oportunidades e ameaças.
Temos vários outros exemplos como a Malboro, o Mc Donald´s, este ultimo para melhor entendimento projetou um restaurante que pode ser montado em qualquer parte do mundo, mas porem, adapta o seu menu de acordo com os costumes alimentares locais.
As estratégias para o marketing global vão desde uma marca forte ate os serviços docliente englobando, desing de produto posicionamento do produto, embalagens, distribuição e serviço.
Uma mensagem global que vem sendo transmitido é a permanência das empresas que se tornam globais, sendo as demais extintas ou arrematadas por empreendimentos mais dinâmicos.
Daí se da às fusões gigantescas como Daimler Benz com a Chrysler, entre outras. Para essa globalização domarketing são inúmeros os pontos que de devem ser levados em consideração: economia mundial, desenvolvimento do mercado, desenvolvimento econômico, localização da população, balanças de pagamentos, alianças comerciais etc.

O que é Dumping?

Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país vender seus produtos, mercadorias ou serviços por preçosextraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais,quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.
Como exemplo, pode-se constatar a prática de dumping se a empresa A, localizada no país X, vende um produto nesse país por US$ 100 e o exporta para o Brasil por US$ 80, sempre levando em consideração a existência de condições comparáveis de comercialização (volume, estágio de comercialização, prazo depagamento etc.).

Considerações para formação de preços

O preço pode ser conceituado como a expressão monetária do valor de um bem, ou ainda: o preço é o valor que o consumidor está disposto a pagar no ato da compra de um bem. Podemos distinguir quatro aspectos essenciais, que norteiam o critério de determinação de preço.

O custo
O custo de um produto engloba todos os seuscomponentes, quais sejam: pesquisa, desenvolvimento, matérias-primas, industrialização, embalagem, rotulagem, mão-de-obra, propaganda, promoção de vendas, distribuição, impostos, taxas, administração, desperdícios, encargos sociais, etc.
Não devemos nos esquecer na análise do custo real, de todos os investimentos em instalações, mobiliário, máquinas, equipamentos e implementos, dentre...
tracking img