Mix comunicacao2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Unidade I - As ferramentas do Composto de Comunicação
Nesta parte do nosso estudo, vamos estudar cada uma das ferramentas do composto de comunicação:
· Propaganda
· Promoção de vendas
· Vendas pessoais
· Relações Públicas
· Marketing Direto
Propaganda
Uma das principais ferramentas utilizadas para aapresentação e divulgação de produtos e serviços é a Propaganda, que é definida por Kotler e Armstrong, 2003, como:
“Qualquer forma paga de apresentação não pessoal de ideias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado”.
A propaganda pode ter caráter promocional ou institucional:
Propaganda promocional: neste caso seu conteúdo refere-se à apresentação das características de produtosou serviços;
Propaganda institucional: aqui seu conteúdo é elaborado para divulgar uma imagem positiva da empresa. O foco, neste caso, está voltado para a marca, sua história e outros dados institucionais
Classificação dos tipos de propaganda
A propaganda pode também ser classificada de acordo com três diferentes objetivos básicos:
Propaganda informativa:
Ao se introduzir um novo produto nomercado, é necessário apresentar suas características e seus benefícios para que o consumidor entenda para o que serve e o identifique a uma necessidade ou desejo. Portanto é geralmente utilizada para fazer a introdução de um produto ou serviço no mercado e visa estimular uma demanda/necessidade primária nos consumidores.
Observe as campanhas da Jac Motors – carros chineses. Como se trata de umamarca nova mercado brasileiro de automóveis, é necessário informar, apresentar o produto.
Propaganda persuasiva
A propaganda persuasiva tenta convencer o consumidor e por isso, pode ser também comparativa, quando são apresentados os diferenciais que levam o consumidor a comparar o produto com as diversas ofertas disponíveis no mercado. É essencial quando existem vários concorrentes. O objetivoaqui é desenvolver uma demanda seletiva.
Os varejistas se utilizam deste modelo, chamando a atenção para o preço e a variedade de seus produtos. As peças vem carregadas de expressões como “preço mais baixo”, “produtos mais frescos”.
Propaganda de lembrança
Recomendada quando os produtos ou serviços que se encontram no estágio de maturidade do seu ciclo de vida. Seu objetivo não é apresentarnovidades ao mercado, nem mesmo persuadir os consumidores às compras. Nessa modalidade de propaganda, a intenção é não deixar que o consumidor se esqueça do produto/serviço/marca.
As marcas Johnson e Nestlé são exemplos da modalidade de propaganda de lembrança. Por se encontrarem em uma situação estável em seus ciclos de vida - estágio de maturidade -, estas marcas não necessitam investir emconteúdos de apresentação nem de persuasão. Porém, se não houver nenhum esforço publicitário para reforçar a lembrança destas marcas entre os consumidores, estes poderão esquecê-la ou trocá-la por um concorrente mais presente na mídia.
Os objetivos da propaganda
Os objetivos da propaganda devem responder ao que foi levantado nas informações obtidas junto aos públicos-alvo que se pretende atingir, alémdo posicionamento da empresa anunciante no mercado, e ainda devem estar combinados com o mix de marketing. Estas duas últimas variáveis serão responsáveis pela definição do papel da propaganda dentro do plano de marketing da empresa.
Orçamento de propaganda
O orçamento de propaganda é estabelecido a partir da definição dos objetivos que esta ferramenta deverá alcançar. O gestor deve então osfatores que são essenciais na definição da verba de propaganda:
Estágio do ciclo de vida do produto/serviço:
Novos produtos demandam maior volume de investimentos, já que os esforços de marketing deverão estar direcionados à sua apresentação ao mercado. O período de introdução é o que demanda o maior volume em investimentos.
Participação da empresa no mercado:
Quanto maior a participação da...
tracking img