Mitose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A capacidade de duplicar-se, onde, multiplica o material interno das células e as divide em duas: é a divisão celular.
Nos organismos sexuados ocorrem dois tipos dedivisão celular: a mitose, que forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe, e a meiose em que uma célula diplóide forma células haplóides.Nos procariontes, como as bactérias, a divisão celular é relativamente simples: o DNA se duplica.



Divisão celular

Os seres vivos multiplicam suas células com afinalidade de reproduzir-se, crescer e repor células perdidas. Os mais simples, como os seres procariontes, apenas duplicam seu DNA, dividem a célula em dois e, de uma, originam duas semelhantes àcélula-mãe.
Seres mais complexos, como os eucariontes, passam por diversas etapas até chegar às células-filhas desejadas.
Para o organismo crescer ou repor células, faz mitose.Quando é necessário gerar gametas, com a finalidade de reproduzir-se, a célula faz meiose.




Mitose


A divisão celular compreende uma série de fenômenos pelos quaisos materiais primeiro se duplicam e, depois, se repartem em proporções virtualmente iguais entre as duas células-filhas. Todos os componentes da célula duplicam-se antes que a célula se divida pormitose. A mitose compreende também o problema da continuidade dos cromossomos com entidades capazes de se autoduplicar e de manter suas características morfológicas através das sucessivas divisões, oque torna necessário repassar os processos vinculados com a replicação do DNA e os que dão lugar ao enrolamento da cromatina.
Entre os processos os que ocorrem no citoplasma, o mais notável éa formação do fuso mitótico, que se organiza cada vez que a célula começa a se dividir e desaparece ao final da divisão.
Como colorário da mitose ocorrem na participação do citoplasma e...
tracking img