Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO

Um dos fenômenos mais intrigantes de toda a natureza é a divisão de uma célula. As células se duplicam perpetuando a vida e, se houver caminho para a imortalidade, este encontra-se nos mecanismos que regem esta duplicação.
Durante este último século, houve uma grande revolução na compreensão deste fenômeno e pode-se dizer, se Deus permitir, que muito do que se procurava sobrea poesia da vida (ou do ciclo celular) foi encontrado e é explicável atualmente.
As células atravessam processos contínuos e descontínuos ao longo de cada ciclo, realizando quatro tarefas principais: crescer (refere-se à duplicação de tudo o que há dentro da célula que não seja o DNA cromossômico), replicar o seu DNA, segregar seus cromossomos e se dividir.
As células são geradas de células ea única maneira de se obter mais células é por divisão daquelas células que já existem, assim as células se duplicam perpetuando a vida, através do ciclo celular.








2.0 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 O CICLO CELULAR

As células passam por um ciclo que compreende dois períodos fundamentais: a intérfase e a divisão celular. Esta última ocorre por mitose ou por meiose. Devido àsprofundas mudanças que o microscópio óptico permitia observar, o período de divisão constituiu durante muitos anos o ponto de interesse primordial para os citologistas.
Já que a intérfase foi considerada como uma etapa de "repouso", apesar de ser o período em que ocorrem as funções mais importantes do ciclo celular, tanto no núcleo como no citoplasma. A maioria das células passa a maior parte da suavida em intérfase, durante o qual - caso se dividam - todos os seus componentes são duplicados. Deve-se ressaltar que alguns tipos celulares diferenciados raramente se dividem, e que as células nervosas, depois do nascimento, nunca mais se dividem. Deste modo, nos neurônios, o período de intérfase permanece durante toda a vida do indivíduo.
O ciclo celular pode ser considerado como uma complexasérie de circunstâncias que terminam quando o material celular duplicado é distribuído entre as células filhas. A divisão celular consiste somente na fase final e microscopicamente visível das mudanças prévias que ocorreram em nível molecular. Assim, antes que a célula se divida por mitose, seus principais componentes já foram duplicados. Neste aspecto, a divisão celular representa a separaçãofinal das unidades moleculares e estruturais previamente duplicadas.










2.2 INTERFASE
A intérfase é o período compreendido entre o fim de uma divisão e o começo da seguinte: corresponde, em geral, á maior parte do ciclo. O núcleo fica então mecanicamente inativo, isto é, não se divide. A interfase se divide em uma fase G1 (G: inicial de gap, intervalo) uma fase S (syntheis;síntese) e uma fase G2. A duração dessa fase não proliferativa varia em função da natureza e das condições fisiológicas da célula: as células intestinais dividem-se duas vezes por dia, as células hepáticas uma a duas vezes por ano. São casos extremos.
A fase M ou mitose é uma fase durante a qual célula se divide para dar origem a duas células filhas exatamente iguais.

• Duração dos períodos dociclo
Antes que a célula possa dividir-se , ela tem que crescer até alcançar um tamanho adequado e constante. Em função disso, cerca de 95% do ciclo são gastos em interfase, mas o tempo médio total dessa fase é variável de tipo celular para tipo. A duração varia também com as celular, disponibilidade de hormônios e de fatores de crescimento, temperatura, pressão osmótica, pressão, pressãohidrostática e pressão de oxigênio externas, e mesmo com o ritmo circadiano que ocorre em animais. Existem também notáveis diferenças quando á duração do ciclo celular segundo o organismo que se está observando. Em geral, o ciclo dura cerca de 12 horas, em tecidos de mamíferos com crescimento muito rápido, e 24 horas em outros com crescimento mais lento. Por sua vez, em organismos unicelulares,...
tracking img