Cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM
Na criação do homem, Deus estipulou normas e regras para se viver, mas o homem, em sua desobediência trouxe consequências para si. Com o pecado, o homem perde o livre acesso a Deus. Então Deus para dar solução a humanidade arquitetou o seu projeto:
Entre muitas religiões existentes, monoteístas e politeístas, surge o Judaísmo, religião monoteísta, que teve sua origem com a chamada doPatriarca Abraão em Ur dos Caldeus e difundiu-se, portanto a nação de Israel (os judeus) ganharam suas diretrizes por meio da Torá, (que são os primeiros cinco livros da Bíblia: Gêneses, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, os livros dos profetas e Salmos) onde continham suas leis e promessas.
Uma de suas principais promessas era a que Deus enviaria o Libertador (Messias) ao qualaguardavam durante toda a vida. Ao cumprir esta promessa, Deus estaria habitando entre os homens, como consta em Mateus 1:23 e Isaías 9:6:
“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E Chama-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.”
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro,Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
Então Deus envia a Jesus Cristo, não só para libertar Israel, mas também a toda humanidade e cumprir o projeto de Deus, que é a reconciliação entre Deus e os homens, sendo Jesus a única ponte, o único caminho e a vida eterna, que é a promessa de Deus aos “reconciliados” através de Jesus Cristo.
Neste ato surge o Cristianismo, por volta do séculoI em Israel, com a vinda, a morte e a ressureição de Jesus Cristo, o Ungido que Salva, o Filho de Deus, o Libertador, Deus entre os homens. Sendo que antes de sua morte, Jesus chama seus discípulos e os ensina a guardar todos os seus ensinamentos e práticas (“E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo oteu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” Lucas 10:27) e a praticarem o amor, como base do Cristianismo, o amor de Deus para com o mundo, pois Deus é amor.
O Cristianismo hoje é a maior religião do mundo com cerca de 2.106.962.000 seguidores. É monoteísta e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, o próprio Deus entre os homens, sua morte e ressurreição, que pela féabrangeu bilhões de seguidores. Pessoas que aguardam a promessa feita por Jesus Cristo de voltar levar com Ele aos céus, aqueles que o estiverem aguardando, para a vida eterna com Deus.
No cristianismo hoje foram difundidas numerosas tradições e denominações, que refletem diferenças doutrinais por vezes relacionadas com a cultura e os diferentes contextos locais em que estas se desenvolveram.Segundo a edição de 2001 da World Christian Encyclopedia existem 33.830 denominações cristãs. Desde a Reforma o cristianismo é dividido em três grandes ramos:
 Catolicismo: composto pela Igreja Católica Apostólica e que hoje congrega o maior número de fiéis;
 Ortodoxia: originária do grande Cisma do Oriente (séc. XI) e é constituída por duas grandes Igrejas ortodoxas - a grega e a russa - queapresentam algumas diferenças entre si, nomeadamente a língua usada na liturgia.
 Protestantismo: originária da segunda grande cisma cristã (Reforma Protestante) de Martinho Lutero, no século XVI, e engloba grande número de movimentos e denominações distintas. Atualmente a Igreja Protestante (também chamada Igreja Evangélica) pode ser dividida em três vertentes:

 Denominações históricas:resultado direto da reforma protestante. Destacam-se nesta vertente os luteranos, anglicanos, presbiterianos, adventistas, metodistas e batistas.

 Denominações pentecostais: originárias em movimento do início do século XX é baseando na crença na presença do Espírito Santo na vida do crente através de sinais, denominados por estes como dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas...
tracking img