Mitologia indu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O intuito deste trabalho é apresentar, em linhas gerais, alguns conceitos de Jung como o de energia psíquica, tensão dos opostos e função transcendente finalizando com uma amplificação utilizando para este fim a figura do Deus hindu Shiva.

Jung ampliou o conceito de libido e passou a usar o termo energia psíquica. Ele foi buscar diversas fontes que sustentassem seu conceito e entre elasencontramos a física, pensador Heráclito, filosofias orientais como o Taoísmo e mitologia.
Para Jung não podemos separar o psíquico do biológico e, portanto a partir desta premissa postulou o conceito de energia vital que engloba a energia psíquica e a coloca como uma de suas partes. Ele concebe que a energia é uma só e flui através de canais biológicos, psicológicos e morais adquirindodiversas formas como a sexual, a nutrição ou a agressividade. Quando o fluxo da energia é bloqueado em um canal ela busca outro canal e, portanto não se altera apenas muda de direção.
Outros autores, como Th.Lipps e Schiller já haviam usado este termo. Foi Lipps que além de conceituar energia psíquica diferenciou-a de força psíquica. Força psíquica seria a possibilidade de existirem processosque alcancem um certo grau de eficácia enquanto que energia psíquica é a possibilidade, inclusa nos próprios processos que esta força passe a atuar. Jung usou esta diferenciação, pois considerava que a energia psíquica se manifesta nos processos da alma como forças psíquicas. Ele coloca que a “energia só é acessível à experiência precisamente mediante a observação direta do comportamento dassubstâncias em movimento” (Jung, O.C.volVIII/1,parágrafo52).
Jung considerava ainda que a energia é um conceito quantitativo e que só as forças psíquicas são qualitativamente definidas. O conceito quantitativo de energia é importante, pois existe a necessidade de avaliar a intensidade das atividades psíquicas particulares a fim de possibilitar uma noção da importância de determinada atividadepara um indivíduo.
A partir do seu conceito de energia psíquica, Jung conceitua o princípio da tensão energética entre os opostos e do movimento energético existente entre eles. Jung pressupõem que os opostos são condições indispensáveis da vida psíquica.Jung usou diferentes fontes para fundamentar este conceito. Foi Heráclito quem primeiro descreveu a função reguladora dos contráriosatravés de seu princípio da compensação dos opostos. “Tudo se faz por contraste, da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia” (Heráclito, frag.8). Esse conceito também é encontrado em outras tradições tais como o Taoísmo de origem chinesa (Yin-Yang) e a mitologia hindu entre outros. Ele aplica este princípio da oposição a um de seus principais conceitos, o arquétipo. Define que existem doispólos arquetípicos, o pólo instintivo e o pólo espiritual, e concebe que estas polaridades estão em estado de equilíbrio dinâmico proporcionando harmonia psíquica. Se em algum momento existir um desvio para um dos pólos, uma unilateralidade, a tensão energética necessária deixa de existir e o desequilíbrio pode resultar em doença psíquica. Quando a unilateralidade persiste e domina o consciente, oinconsciente em contraposição, oportunamente anula as inibições egóicas e faz emergir o oposto. Este fenômeno é chamado de enantiodromia.
É necessário que a tensão entre os opostos se mantenha para um equilíbrio do dinamismo psíquico, mas em algum momento a tensão se torna intolerável e a psique precisa encontrar uma saída que vá além do conflito e que ao mesmo tempo evite a parcialidade. Estasaída ocorre através da função transcendente do símbolo que possibilita um diálogo entre o par de opostos. A palavra transcendente expressa a capacidade de não sucumbir à tendência de um ou outro lado. Jung coloca que “da atividade do inconsciente emerge agora um novo conteúdo, constelado por tese e antítese em igual medida e mantendo-se em relação compensatória com ambos. Portanto, forma o...
tracking img