Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Mitologia
Grega











Introdução
Os gregos criaram váriosmitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.
 Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilizaçãoda Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais.
Deuses gregos
De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características deseres humanos. Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.
Os principais deuses gregos:
Zeus – deus de todos os deuses, senhor do Céu.
É o principal deus da mitologia grega. Era considerado, na Grécia Antiga, comoo deus dos deuses. O nome Zeus em grego antigo significava “rei divino”.
De acordo com a crença dos gregos antigos, Zeus ficava no Monte Olimpo governando tudo o que acontecia na Terra. Era considerado também o deus do céu e do trovão. Era representado nas pinturas e esculturas num trono ou em pé, ao lado de um raio, carvalho, touro ou águia. Estas representações simbolizavam qualidades epoderes (rapidez, força, energia, comando) atribuídos ao deus. -Entre os deuses romanos, na mitologia romana, Zeus era conhecido como Júpiter, possuindo as mesmas características e atributos da mitologia grega.

Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.
Para os gregos, ela tinha umaforte influência no desenvolvimento e prazer sexual das pessoas. Era considerada também a deusa protetora das prostitutas na Grécia Antiga. Foi cultuada nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto.
Filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas) casou-se com Hefesto (deus do fogo). Porém, em função de suas vontades e desejos, possuiu vários amantes (homens mortais e outros deuses). Chegoua ter um filho, Enéias (importante herói da Guerra de Tróia) com o amante Anquises.
- Esta deusa inspirou vários artistas (pintores e escultores), principalmente, na época do Renascimento Cultural. Uma das obras mais conhecidas é “O nascimento de Vênus” do pintor renascentista italiano Sandro Botticelli. - Na mitologia romana, Afrodite era chamada de Vênus.

Poseidon -deus dos mares.
Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo).
De acordo com a mitologia grega, Poseidon teve vários amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo.
-Na mitologia romana, Poseidon éconhecido como Netuno.

Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Na mitologia grega, Hera representava a divindade do casamento, protetora das mulheres e dos nascimentos. Esposa e irmã de Zeus (deus dos deuses), ela possuía uma personalidade forte, marcada pela agressividade, orgulho e pelo ciúme. Este comportamento fazia com que ela ficasse perseguindo as amantes de Zeus. Num dos mitos,...
tracking img