Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A mitologia grega é o conjunto de crenças e práticas ritualistas dos gregos antigos, Composta por vários mitos sobre os deuses e enfatizava o contraste entres as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras forças da natureza.
Nesta época os gregos acreditavam que os deuses viviam no monte Olimpo, onde se acreditava ver os deuses.
A prática olímpica era realizada desde osec. 8 a.c e as olimpíadas eram consideradas o Maximo culto aos deuses.
Os gregos eram supersticiosos e os deuses eram cruéis, vingativos, vaidosos, com características humanas.
Cada deus tinha seu poder e sua própria historia.
Esses deuses e deusas surgiram a medida que os gregos buscavam sentido e talvez fé num o constantemente mudável.
Suas historias foram mudadas através dotempo conforme diferentes civilizações entravam em contato com eles, oralmente.
Sobre todos os deuses, estava Zeus, deus do céu,deus do trovão,que controlava tudo e para cada homem ele derramava uma porção, do bem ou do mau.

[pic]
Zeus, deus do céu e da terra deus do trovão



Dizem que os gregos criaram o amor.
Na mitologia, falavam sobre a origemdesse sentimento, de uma busca eterna pela pessoa certa.
Os primeiros seres que surgiram foram os dos andrógenos.
[pic]




Zeus preocupado com o poder de ameaça e com o aperfeiçoamento dessas criaturas resolve parti-los em dois. E apartir daí, o homem procura sua cara metade.


Heróis: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos:


HeraclesHércules Aquiles
[pic] [pic] [pic]


[pic]






Os doze trabalhos de Hercules
1 - No Peloponeso, estrangulou o Leão de Neméia - estrangula-o depois de com ele lutar. Acabada a luta arranca a pele do animal com as suas próprias garras e ao cobrir os ombros comela, passou a utilizá-la como vestuário. Diz-se que esta criatura se converteu na constelação de Leão.

2- Matou o monstro, uma serpente, com corpo de cachorro, com nove cabeças que se reproduziam mal eram cortadas e exalavam um vapor que eliminava quem se encontrasse nas redondezas. Cortoulhe as cabeças e queimava as feridas com tição de fogo para que não nascessem mais. Hera enviou ajuda àserpente, um enorme caranguejo, mas Hércules pisou-o e o animal converteu-se na constelação de Caranguejo (ou Câncer). Por fim, o herói banhou as suas flechas com o sangue da serpente de maneira a que ficassem envenenadas.

3 - Alcançou correndo a corça de Cerínia, um animal lendário, com chifres de ouro e pés de bronze. Essa corça corria com assombrosa rapidez e nunca se cansava.

4 - Capturouvivo o javali de Eurimanto, que devastava os arredores, ao fatigá-lo depois de persegui-lo durante horas. Euristeu, ao ver o animal no ombro do herói, teve tamanho medo, que foi se esconder dentro de um caldeirão de bronze. As presas do animal foram mostradas no templo de Apolo em Cumas.

5 - Limpou, em um dia, os currais do rei Aúgias, que continham três mil bois e que, havia trinta anos, nãoeram limpos. Estavam tão fedorentos, que exalavam um gás mortal. Para isso, desviou dois rios.

6 - Matou, no lago Estínfalo, com suas flechas envenenadas, monstros cujas asas, cabeça e bico eram de ferro, e que, pelo seu gigantesco tamanho, interceptavam, no vôo, os raios do sol. Com seu arco, consegue matar alguns e os outros, ele os expulsa para outros países.

7 - Venceu o touro de Creta, quehavia sido mandado por Netuno contra Minos;

8 - Castigou o sanguinário Diómedes, filho de Marte, possuidor de cavalos que vomitavam fumo e fogo, e aos quais ele dava a comer os estrangeiros que a tempestade arrolava à costa do seu país. O herói dominou-o e o entregou à voracidade de seus próprios animais furiosos;

9 - Lutou e venceu as guerreiras Amazonas, tirou-lhes a rainha Hipólita,...
tracking img