Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As 100 melhores histórias da mitologia

Deucalião e Pirra
Abriram-se as comportas das águas=porta que sustém a água de um açude ou de uma represa.
Virou o rosto com um ar compungido=aflito.
Tornando-se outra vez resoluta=audaz, decidida, resolvida, desembaraçada.

Na terra os mortais conseguiram lançar maldade de Júpiter o deus dos deuses, devido a tanta ganância e tudo mais de ruim quehavia no paraíso da terra. Cansado disso Júpiter e seu irmão Netuno acabou com a população inundada deixando apenas um casal (Decalião e Pirra )que julgava serem os únicos dignos de sobreviverem.Eles não queriam ficar vivos na terra sem mais ninguém e por isso foram consultar a deusa Têmis para ajudá-los ela disse que eles teriam de fechar os olhos e jogar pedras.Assim o fizeram e pasmem!Num é quea cada pedra atirada de Decalião surgia um homem e as pedras de Pirra surgiam uma mulher. E a assim foram feitas às novas pessoas da terra.

O rapto de Ganimedes
Resvalou em pleno salão=cair por um declive, escorregar, deslizar.
Por um prado ameno=campo coberto de plantas herbáceas que servem para pastar.
Trazia à cabeça um barrete=cobertura que se ajusta a cabeça; gorro. Chapéu quadrangularsem aba. O segundo estômago dos ruminantes.
Um barrete frígio=da Frígia (Ásia antiga). O natural ou habitante da Frígia.
Um pequeno manto displicentemente jogado às costas=com certo tédio, desleixo nas maneiras do vestir, e proceder.
Sua compleição física=constituição física. Disposição de espírito, temperamento, inclinação.
Observava atônito=confuso, perturbado, tonto.
Um cepo de ouro=umtoro (pedaço de arvore) cortado transversalmente.
Uma parelha de cavalos=um par.

O rei Júpiter ao ver que sua filha Hebe caiu ao oferecer o néctar aos deuses (sua função) achou melhor colocar alguém nessa tarefa, ao observar um mortal filho de um rei, porém pastor em um prado pediu para sua águia o trazer até o deus dos deuses para assumir a nova função. Seus pais foram consolados a mando deJúpiter por Mercúrio que disse consolando os pais que eles poderiam vê-lo olhando rumo aos céus, pois assim viriam na forma do zodíaco de aquário. Os pais ficaram olhando aos céus a procura do filho na esperança de vê-lo e esquecendo dos presentes de Júpiter (parelha de cavalos velozes e um cepo de ouro).
O castigo de Eresictão
Homem retundo= contido, moderado, reprimido
Gordo e famélico=faminto
Oscães refugam=restos inúteis
Maculara com sua blasfêmia=incorrer em desonra
Eresictão era um homem que queria construir com madeira do bosque de Ceres um castelo. Foi muito desrespeitoso com a Deusa da fertilidade. Naquela hora estavam-se fazendo um ritual de agradecimentos a ela e ele quis até por o machado nela. Eresictão foi para casa e passou a comer tudo do reino. Uma fome insaciável oabalou fazendo ficar sem mais nada a não ser sua filha que ele mesmo vendeu a fim de conseguir o que comer. Metra arranjou um jeito de voltar de seu comprador, mas sempre voltava de forma de um animal, mas sempre seu pai arranjava um meio de vendê-la. Cansada de fugir e para alguém que não a quer ao se transformar em uma borboleta levantou vôo e nunca mais voltou. Seu pai como única alternativa foipedir clemência a Ceres sem grandes resultado foi chorar perto de um lago que espelhava seu corpo magro e decrépito quando reparou em seus pé seus olhos. E vendo como fonte de carne abocanhou sem pensar duas vezes e assim foi seu fim ao amanhecer já não havia nenhum pedaço de Eresictão.

Hermes=Mercúrio
Júpiter=Zeus
Hera=Juno

O toque de Midas
Esfalfando=enfraquecer por trabalho ou doençaesgotando-se.
Gostava do alarido=gritaria
Um ruído sibilino=difícil de compreender
Dispensar os preâmbulos=preliminares
Sileno preceptor de Baco não passava o dia sem aprontar. Era encontrado bêbado com o seu burrico e foi levado até o rei Midas que o conhecia por suas farras e por ser o pai adotivo de seu amigo Baco.Após dez dias de hospedagem no palácio Midas resolveu mandá-lo de volta e...
tracking img