Mitocondria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do maranhão – UEMA
Curso: Biologia
Polo: Arari

Biologia Celular
“Mitocôndrias”

Arari – MA
2011
Universidade Estadual do maranhão – UEMA
Curso: Biologia
Polo: ArariDisciplina: Biologia Celular e Histologia
Prof.° José Malheiros
Alunas: Jeane Marques Campelo
Luana Reis Cardoso
Maria de Fátima Santos Martins

Biologia Celular
“Mitocôndrias”

Arari-MA2011
1.0 Introdução

As mitocôndrias são organelas esféricas ou, mais freqüentemente alongadas nas micrografias eletrônicas aparecem constituídas por duas unidades de membranas sendo a internapregueada originando dobras e forma de prateleiras ou de túbulos.
A principal função das mitocôndrias é liberar energia gradualmente das moléculas de ácido graxos e glicose provenientes dosalimentos, produzindo calor e moléculas de ATP. A energia armazenada no ATP é usada pelas células para realizar diversas atividades, como movimentação, secreção e divisão mitótica. As mitocôndrias participamtambém de outros processos do metabolismo celular (chama-se metabolismo ao conjunto de processos químicos de degradação e síntese de moléculas), muito variáveis conforme o tipo de células.

1.2Mitocôndrias
As mitocôndrias (do grego mitos = filamento e condrio = partícula) são organelas de forma arredondada ou alongada presente no citoplasma das células eucariontes, que participam da respiraçãoaeróbia e de diversas outras funções.
Essas organelas possuem diâmetros aproximados de 0,5 a 1,0 µm, variando o comprimento desde 0,5 até 10 µm.
As mitocôndrias apresentam duas membranas queenvolvem um espaço interno onde se localiza a matriz mitocondrial, contém uma substância finamente granulosa e elétron-densa, com diâmetro de 30 a 50 nm contendo cálcio e de função pouco conhecida. Contémfilamentos de DNA, e ribossomos medindo 15 nm de diâmetro, portanto menores do que os do citossol e semelhantes aos das bactérias.
A membrana mitocondrial externa é lisa e muito permeável a...
tracking img