Mito do minotauro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teseu e o Minotauro, Dédalo e Ícaro
Na ilha de Creta reinava Minos. Um dia, Possêidon enviou-lhe, surgido do mar, um touro, que o rei lhe deveria sacrificar. Minos, porém, guardou para si o animal.A esposa de Minos, Pasífae, apaixonou-se pelo animal. Vivia em Creta um célebre arquiteto, escultor e inventor, Dédalo. Foi esse homem quem construiu para Pasífae uma novilha de bronze, oca, para quea rainha, pondo-se em seu interior, pudesse atrair o touro. Assim Pasífae se uniu àquele animal. Da união nasceria um monstruoso homem com cabeça de touro — o Minotauro.
Quando nasceu o filho dePasífae e do touro, Minos, envergonhado, fez com que Dédalo construísse um labirinto para aí deixar aquela criança monstruosa. Com seus inúmeros corredores, salas e galerias, criados de maneira a fazerperder a direção e confundir, o labirinto só era dominado pelo próprio Dédalo: quem ali entrasse, não conseguiria mais sair.
Com o passar dos anos, o Minotauro foi crescendo no labirinto, longe dosolhares das pessoas. Minos, tendo derrotado os atenienses em batalha, exigiu que todos os anos, Atenas deveria enviar sete rapazes e sete moças para serem devorados pelo Minotauro.
Disposto a pôr umfim a essa situação, o herói ateniense Teseu foi um dia a Creta, junto com os outros jovens destinados à morte. Quando Teseu chegou à ilha, Ariadne, filha de Minos e Pasífae, apaixonou-se pelo jovem.Desejando salvá-lo da morte no labirinto, a moça lhe deu um novelo com um fio: Teseu deveria desenrolá- lo à medida que penetrasse naquele emaranhado. Quem tivera a ideia fora Dédalo. Foi assim que oherói, depois de matar o Minotauro, encontrou facilmente a saída, seguindo o caminho criado pelo fio. Ao saber do que ocorrera, Minos, enfurecido, aprisionou Dédalo e seu filho Ícaro no labirinto,pois julgava que o arquiteto tinha sido cúmplice daquela traição.
Haveria de ser a morte para os dois, se Dédalo, sempre astucioso e inventivo, não tivesse encontrado um meio de escapar. Fez, com...
tracking img