Mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mito da Caverna



→ A atuação dos meios de comunicação e sua influencia social


O mito da caverna narrado por Platão é uma poderosa metáfora para descrever a situação geral em que seencontra a humanidade. Para Platão, a humanidade está condenada a ver sombras pela frente e tomá-las com verdadeiras.

O mito descreve a situação de homens supostamente isolados em uma caverna. Esteshomens sentiam seus olhos arderem ao contemplarem a luz do sol. Isso ocorria porque a visão deles estava adaptada ao escuro, tendo luz apenas o suficiente para a formação das sombras por eles admiradas.É certo também que eles sentiam dores nos músculos ao se movimentarem, pois estes, não eram trabalhados; não exerciam suas funções naturais.

Assim como esses homens demoraram aceitar que arealidade não se limitava naquelas simples projeções na parede, um ser humano criado em ambiente selvagem sem acesso a civilização, contrairá dificuldades se fosse inserido na sociedade humana. O filme“Tarzan” retrata a veracidade das idéias de Platão.

A comunicação nos permite estruturar o nosso pensamento e comunicá-lo aos demais, fazendo de nós, seres diferentes dos outros animais. Ela estabelecelimitações do comportamento humano, logo, passa a ser instrumento vital na formação do ser humano, sem ela, não haveria educação, evolução do conhecimento e nós, seríamos governados pelos nossosinstintos.

É incontestável que os meios de comunicação impõem padrões: de beleza, de cultura, de ética. A TV, e atualmente a internet nos apresentam idéias que a gente acaba acreditando, nos fechandopara um espírito critico, nos limitando naquilo. Eles impõem a realidade proveniente a eles, e nós por comodismo ou por falta de informação, absolvemos aquela realidade para nossas vidas; seguindoum padrão que nos é imposto.

A influencia que os meios de comunicação exercem sobre a sociedade é a mesma que as supostas sombras projetadas na parede da caverna exerciam sobre aqueles...
tracking img