Estrutura celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Célula
A célula é a menor porção da matéria viva que tem a capacidade de autoduplicação independente, sendo unidades estruturais e funcionais de organismos vivos tendo as vegetais e animais. Podemos fazer uma analogia entre as células e tijolos de uma casa, onde cada tijolo é uma célula que forma um organismo, sendo que alguns organismos são formados por uma única célula, como as bactérias(unicelulares). Um corpo humano possui cerca de 100 trilhões de células e de acordo com a organização estrutural, as células são dividas em duas, as procariontes e eucariontes. As células procariontes chamadas também de procarióticas e protocélulas possuem grande diferença das eucariontes, tendo como principal característica a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular graças a ausência deorganelos e por possuem tamanho pequeno acredita-se que se originaram-se por evaginação ou invaginação. Possuem ADN e é composto por plastídeos, mitocôndrias, complexo de Golgi, cariomembrana, retículo endoplasmático. As células eucariontes, chamadas também de eucarióticas e eucélulas, são muito mais complexas que as procariontes, pois possuem membrana nuclear individualizada e diversos tipos deorganelas, estando presente na maioria dos animais e plantas. Segundo estudos, é provável que as células tenham se originadas através de um processo do aperfeiçoamento contínuo das células procariontes. Há também as células incompletas, como as bactérias, que são dos grupos das clamídias e das Rickettsias são pequenas demais, e são chamadas de incompleta por não apresentarem a capacidade deautoduplicação independente, proliferando apenas no interior de outras células. Os principais componentes das células são seis, sendo eles: proteínas que equivalem a 10%, água representando 85% das células, 0.4% de DNA, 0.7 de ARN, 0.4% de outros compostos orgânicos e 1.5% de inorgânicos, e formada por 2% de lipídios.

Estrutura
Membrana
O citoplasma de uma célula está rodeado por uma membranacelular ou membrana plasmática. A membrana plasmática em plantas e procariontes é normalmente coberta por uma parede celular. Esta membrana serve para separar e proteger uma célula do seu ambiente circundante e é feita principalmente a partir de uma camada dupla de lipídeos (hidrófoba semelhante as moléculas de gordura) e moléculas de fósforo hidrofílicas. Assim, a camada é chamada uma bicamada defosfolipídio. Pode também ser chamada de uma membrana mosaico fluido. Incorporadas dentro desta membrana há uma variedade de moléculas de proteínas que atuam como canais e bombas que movem diferentes moléculas para dentro e para fora da célula. A membrana é dita ser 'semi-permeável', na medida em que pode deixar uma substância (molécula ou íon) passar livremente, passar através de uma forma limitadaou não passar de j

jeito nenhum. As membranas da superfície celular também contém proteínas receptoras que permitem que as células detectem moléculas externas de sinalização, tais como hormonas.

Citoesqueleto

O citoesqueleto atua para organizar e manter a forma da célula; âncorar organelas no lugar; ajuda durante aendocitose, a absorção de materiais externos por uma célula, ena citocinese, a separação de células filhas após a divisão celular; e move partes da célula em processos de crescimento e de mobilidade. Normalmente, 20-35% das proteínas de uma célula estão ligadas ao citoesqueleto embora esta quantidade possa variar sendo consideravelmente maior nas células musculares. O citoesqueleto eucariótico é composto por microfilamentos, filamentos intermediários e microtúbulos.Existe um grande número de proteínas associadas a eles, cada uma controlando uma estrutura da célula, orientando, agrupando, e alinhando os filamentos. O citoesqueleto procariótico é bem menos estudado, mas está envolvido na manutenção da forma da célula, na polaridade e na citocinese.

Material genético

Dois tipos diferentes de material genético existem: ácido desoxirribonucleico (ADN) e ácido...
tracking img