Misturando culturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Misturando culturas- Fusões, aquisições e parcerias.

Segundo Godoy (2007) a característica predominante no mundo dos negócios globalizados e o constante aumento da competitividade tem levado as empresas a adotarem várias medidas que garantam a sua sobrevivência. Essa pressão tem justificado a consolidação de muitos ramos de atividade e, nesses últimos anos, as fusões e aquisições e parceriastêm sido frequentes no mundo corporativo.
A motivação por trás de quase todos os casamentos empresariais é obter sinergia positiva, mediante a fusão de vantagens financeiras, comerciais ou estratégias. Em consonância com essa motivação da sinergia, historicamente os adquirentes têm concentrado a maior parte de sua atenção em fatores financeiros e estratégicos. Os dados sugerem, porém que aincompatibilidade cultural rompe mais uniões que esses fatores tradicionais. As culturas organizacionais divergem entre si. A cultura certa para uma organização pode ser totalmente inadequada para outra. Além disso, essas culturas exercem uma poderosa influência em seus membros.
Cada organização tem a sua cultura organizacional ou cultura corporativa. Para se conhecer uma organização, o primeiro passoé conhecer sua cultura. Fazer parte de uma organização significa assimilar sua cultura. A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para realização dos objetivos organizacionais. Ela é o conjunto de hábitos ou crenças estabelecido através de normas, valores, atitudes eexpectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina uma organização.
Cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novosmembros como sendo a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas.
A cultura organizacional apresenta seis características principais: (1). Regularidades nos comportamentos observados: as interações entre os participantes se caracterizam por uma linguagem comum, terminologias próprias e rituais relacionados com condutas e deferências. (2). Normas: são padrões decomportamento e que incluem guias sobre a maneira de fazer as coisas. (3). Valores dominantes: são os principais valores que a organização advoga e espera que seus participantes compartilhem, como qualidade do produto, baixo absenteísmo, alta eficiência. (4). Filosofia: são políticas que afirmam as crenças sobre como os empregados ou clientes devem ser tratados. (5). Regras: são guias estabelecidos erelacionados com o comportamento na organização. (6). Clima organizacional: é o sentido transmitido pelo local físico, como os participantes interagem, como as pessoas tratam os outros, clientes, fornecedores etc. Cada uma dessas características se apresenta em vários graus e controvérsias. Para facilitar a compreensão das características culturais de cada organização, podemos salientar dois tiposextremo dentro de um contexto continuum de gradações: o estilo tradicional e autocrático e o estilo participativo e democrático de cultura.
Schein afirma que há três níveis de cultura: (1) os artefatos visíveis, que é o mais fácil de se observar,como o tipo de decoração, se os funcionários estão de uniformes ou não , se há cartazes com a missão e os princípios da organização distribuídos emáreas de circulação, como é a distribuição espacial dos funcionários e das chefias e como as pessoas da organização se comportam. (2) sistema de valores declarados, que são identificados por meio de questionamentos, esses são os valores declarados das empresas. (3) certezas táticas compartilhadas (pressupostos básicos) englobam aqueles comportamentos que resolveram alguns problemas.
São os...
tracking img