Miopia do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO











GEN
Marketing – Ferramentas e Aplicações Estratégicas









Santos
2012
Miopia de Marketing – Theodore Levitt

Atualmente, asempresas buscam conquistar cada vez mais o mercado, sendo o principal objetivo a aquisição de clientes e suas satisfações. Mas para que esse objetivo seja alcançado, cabe ao líder lançar oestilo da companhia, suas orientações e metas. Isto significa que ele precisa saber exatamente por onde ele mesmo deseja ir, assegurando-se de que a organização toda estejaentusiasmadamente ciente disso, a menos que ele saiba para onde está indo e qualquer caminho o conduzirá a esse local. A empresa não pode ter uma visão curta, pois dessa forma, não consegue identificar asoportunidades de mercado.
Os negócios de grande e rápida expansão e queda despercebida, em geral revelam um mesmo histórico de algumas condições:
- a crença de que o desenvolvimento éassegurado por uma população em crescimento;
- a crença de que não há substituto que possa concorrer com o principal produto da indústria;
- a fé exagerada na produção em massa e nasvantagens na queda rápida dos custos unitários, à medida que aumenta a produção e a preocupação com o produto que se presta à experimentação científica cuidadosamente controlada, aoaperfeiçoamento e a redução dos custos de fabricação.
Os empresários e investidores do passado não esperavam mudanças no mercado, para eles o mercado continuaria o mesmo, e sua maior preocupação eracom o produto/serviço.
As organizações atuais precisam estar atentas as constantes exigências do mercado. A inovação e a qualidade são requisitos fundamentais, para que os produtos/serviçosnão percam a competitividade. O produto/serviço precisa estar em constante aperfeiçoamento, sempre mostrando superioridade ao anterior e aos outros produtos/serviços que possam ameaçá-lo.
tracking img