Mini projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MINIPROJETO. TEMA: AFRICANIDADE

SÍNTESE DO PROJETO:
O foco é a educação voltada para a importância do negro   na constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, para o  respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito ,desenvolvido por meio de um processo educativo do debate,  buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e cultural.Inicialmente, será conduzido pela exibição de um filme sobre  cultura africana; posteriormente com debate, estabelecendo a seguir um vínculo entre a curiosidade que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto. A proposta  é criar ações que evidenciem a problemática racial e, provoquem mudanças de comportamentos nãocondizentes com a realidade do Brasil afrodescendente.

DESCRIÇÃO:  Serão envolvidos no projeto alunos do ensino fundamental II ,   9º Ano e do ensino médio para que , com a maturidade e experiência que apresentam, tornem-se  sujeitos multiplicadores das ações e opiniões evidenciadas no processo.
 
JUSTIFICATIVA
A Lei nº 11.645, de 10 de Março de 2008 altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" .
É de suma relevância para a educação, a  inclusão da cultura afro nas escolas, uma vez que é ampla e irrestrita a contribuição dos povos africanosna formação da cultura brasileira. O Brasil é o segundo maior país de população negra no mundo, perdendo apenas para Nigéria, e superando todos os outros países africanos. Desse modo, pretendendo  desvendar a identidade cultural do povo brasileiro, o  Projeto Africanidade  torna-se pertinente e busca o reconhecimento das raízes culturais africanas, pela comunidade escolar, favorecendo avalorização da cultura negra no Brasil. Encontrando, assim, em nossas raízes culturais o orgulho do ser e de ser negro, através da identificação de que a riqueza cultural brasileira se consolidou por meio de diversas contribuições africanas no campo das ciências, das artes, da literatura e da religião, além de influências na culinária, no vestuário e no vocabulário incorporado ao português do Brasil.
 FUNDAMENTAÇÃO:
Para leitura:
Livro: “Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática, 2007;
Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
 
Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton Nascimento;
Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas do sul”

MÉTODO:
 O projeto ocorrerá nasdependências da escola, podendo, entretanto, extrapolar para além das fronteiras escolar. Espera-se que haja a promoção de uma prática educativa cultural; visita a um museu; assimilem conceitos e atitudes tais como, diversidade cultural africana; formação do povo brasileiro; identidade ; postura no espaço (museu); atitudes positivas de respeito às diferenças; elevação da autoestima e, consequentemente,construção positiva da identidade racial.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Textos informativos; Livro Didático e Paradidático; textos sobre receitas africanas; Músicas e DVD; Datashow, TV, vídeo, rádio, CD e outros, pendrive;etc..

ABRANGÊNCIA: As atividades ligadas ao projeto serão desenvolvidas pelas demais disciplinas, mas principalmente História, Geografia, Artes e Língua Portuguesa. Haverá visitas amuseus ou territórios de quilombolas – se possível- A culminância dar-se-á no dia da consciência negra com exposição de trabalhos realidados.

AVALIAÇÃO: As atividades ligadas ao projeto serão continuamente avaliadas na medida em que estejam sendo desenvolvidas. Aspectos como: participação, organização, frequência, responsabilidade se  evidenciarão.
OBJETIVO GERAL:
- Propiciar ao aluno ...