Mini-mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE APLICAÇÕE PARA WEB
ASSUNTO: Histórico da Internet e Arquitetura Básica de Aplicações WEB, HTML - Formatação de textos, listas e tabelas em HTML , Elaboração de Folhas de Estilo com CSS, Linguagem para tratamento de eventos e formulários no HTML (JavaScript) – Relacionar os eventos, e sintaxe básica da linguagem JavaScript, Tratamento de Requisições com PHP (Falar sobre os métodosGET e POST do protocolo HTTP – definições e características).

ALUNO: Alexandre Candido de Freitas Siqueira

HISTÓRIA DA INTERNET E ARQUITETURA BÁSICA DE APLICAÇÕES WEB

A história da Internet foi uma evolução nos meios de comunicações, mas foi necessário uma grande evolução que teve inicio com a codificação de letras do alfabeto em seqüência de números binários (0 e 1), que foi devidamenteaperfeiçoada pelo filósofo inglês Francis Bacon, em 1605. Segundo ele, qualquer objeto poderia sofrer codificações. Cerca de meio século depois, o filósofo alemão Gottfried Leibniz criou o sistema binário como o conhecemos hoje, a partir de numerais.
Mas o que isso tem a ver com a Internet? É que com códigos produzidos com esse sistema, é que os computadores realizam os processamentos de dados.Não podemos falar de internet sem mencionar o primeiro computador digital eletrônico, criado em 1946, por cientistas norte-americanos, O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) era uma imensa máquina de realizar cálculos (pesava 30 toneladas e ocupava 180 m²) e possuía pouco poder de armazenamento ou transmissão, mas que com o tempo veio a adquirir com sua evolução até os dias de hoje.Na década de 1960 houve um fator muito importante para o surgimento da Internet, em 1961 pesquisadores como Vinton Cerf e Robert Kahn, iniciaram o planejamento do sistema de pacotes, que consiste em repassar dados através da quebra da mensagem em vários blocos, enviados juntamente com as informações necessárias para utilizá-los em conjunto novamente. Foi um sucesso por que além de aumentar avelocidade da conexão, o sistema tornou possível utilizar o mesmo canal de mensagens com destinos diferentes, algo que imaginavam ser impossível porque os canais eram circuitos reservados, a prova do sucesso é que esse modo de transmissão é utilizado até os dias de hoje.
Outro registro que também foi muito importante, a instalação de nós, os pontos de intersecção de informações, que servem como umaponte entre máquinas que se comunicam entre si.
Com intuito militar, os americanos estavam preocupados com os inimigos (União Soviética) e criaram a ARPA ( Agência de Pesquisas em Projetos Avançados), um órgão científico e militar criado em 1957 que cuidava dos avanços tecnológicos da potência ocidental e, posteriormente, da primeira rede. Um dos pioneiros do conceito hoje conhecido por internetfoi J.C.R. Licklider, do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT). Foi ele o responsável, em 1962, por difundir a ideia da “rede galáctica”, um conceito ainda abstrato de um sistema que concentraria todos os computadores do planeta em uma única forma de compartilhamento. Com o passar dos anos, essa ambiciosa idéia começou a tomar forma.
Preocupados com a segurança e temendo algum tipo de ataqueque pudesse acabar com os meios de comunicação, cientistas norte-americanos colocou em prática a idéia de Licklider criando a ARPNET, uma rede de armazenamento de dados que inicialmente conectou algumas universidades e centros de pesquisa: as sedes da Universidade da Califórnia em Los Angeles e Santa Barbara; o Instituto de Pesquisa de Stanford e a Universidade de Utah.
Por volta de 1971,Vinton Cerf com sua equipe de cientistas tentavam conectar três redes diferentes em um processo definido em inglês como “interneting” que sofreu abreviação e se tornou “Internet”.
Depois de várias mudanças, uma das que mais contribuiu para o amadurecimento da Internet foi a criação do protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), o protocolo padrão para transmissão de...
tracking img