Mini artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FATORES QUE INFLUÊNCIAM E DETERMINAM A OFERTA

O principal objectivo dos produtores quando oferecem os seus produtos é o de maximizarem os seus lucros. É portanto, naturalque quanto mais elevado o preço, maior será a quantidade que os produtores querem vender. Pelo contrário, quanto mais baixo é o preço, menor a quantidade de produtos que as empresas queremvender. A oferta descreve o comportamento dos produtores, estabelecendo a relação existente entre os custos de produção e o preço de venda dos bens e serviços, uma vez que a actuação dosprodutores visa a obtenção de lucro.
Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter umdeterminado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair. Diferentemente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entrequantidade ofertada e nível de preços. Alguns fatores como: o preço de venda, alteração dos factores de produção (alterações dos preços das matérias-primas, variações salariais, preço doscombustíveis), as mudanças tecnológicas, a alteração dos preços dos bens complementares e dos bens sucedâneos, a sazonalidade influência diretamente no preço do produto ofertado.
Os principaisfactores que determinam os custos de produção são os custos dos factores produtivos e a tecnologia: quanto maior for o preço das matérias primas, da energia, dos equipamentos ou dotrabalho, maior serão os custos de produção; por outro lado, quanto melhor forem as técnicas de produção e os processos tecnológicos mais eficiente será a produção e, portanto, menores serão oscustos de produção. Isso leva as empresas a investir na produção, ou seja, a alocar recursos produtivos para produzir novos bens, ou para aumentar a produção existente.

|
|
|
|
tracking img