Minhocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade em crescimento numa sociedade cada vez mais preocupada com os impactos da humanidade no meio ambiente, a minhocultura, ou vermicompostagem, é a criação racional de minhocas, objetivando a geracão de diversos subprodutos para aplicacão na agricultura e nutrição, promovendo a maior produtividade e a sustentabilidade ecológica de culturas, possibilitando o uso de técnicas menos agressivasde cultivo.
As minhocas são agentes naturais de compostagem, reciclando resíduos orgânicos sem a adoção de qualquer suplemento sintético com excelentes resultados para a fertilização do solo e, como conseqüência, para a agricultura e para o meio ambiente.
Entendida como produção com finalidade comercial, exige implementação de sistemas de
confinamento com o objetivo de aumentar o seu peso peladisponibilidade de alimentos e pela multiplicação da reprodução em virtude da alta concentração de minhocas por m2 e portanto, baixa dispersão.
Podemos afirmar que as minhocas se alimentam de matéria orgânica em decomposição e, desse modo, a matéria humificada ou estabilizada não lhe serve de repasto; por isso, quando o composto está totalmente reciclado as minhocas migram para outras areas.Quando manejamos canteiros ecológicos ou leiras, no caso de grandes áreas, observamos que as minhocas nativas são atraídas pela presença de substrato e da umidade e que elas se deslocam abrindo galerias no solo num processo continuado de ingestão e excreção,já que não têm mãos para abrir caminho. Isto não significa que as minhoças se alimentam de partículas minerais; na realidade, elas buscam aporção orgânica nos substratos da superfície e levam para o subsolo. Essas espécies nativas não tem aptidão para criação confinada, todavia, a sua ação no solo é de incontestável valor.
Já as minhocas chamadas comerciais, por sua natureza, necessitam de substratos ricos em resíduos orgânicos em decomposição para a sua sobrevivência e desenvolvimento. Nesse sentido, um das condições necessárias para aimplementação de um programa de inoculação de minhocas no campo é o uso de roçagem para à formação decobertura morta.
O Sistema Integrado enseja a ação combinada das duas espécies de minhocas, comprovada em trabalhos realizados na implantação de bosques e agrofloresta na Area da Fatendinha Ipê, sede do Projeto Solo é Vida.
Essa ação integrada é um produto do chamado manejo agroecológicoconsubstanciado no extraordinário condicionamento do solo verificado nos leitos após a retirada dos canteiros móveis onde pode se verificar a existência de um grande número de galerias por metro quadrado.
As minhocas vivem onde elas comem, isto porque, para os resíduos do substrato entrarem em processo de decomposição são necessárias duas variáveis: umidade e aeração, que criam as condições ambientaisnecessárias para a sobrevivência das minhocas.
Esse conceito tanto vale para a criação de minhocas confinadas em canteiros quanto para criação em espaços abertos no campo.

Produção integrada à minhocultura: feijão orgânico

Mudas e agrofloresta
Alterando essas condições (matéria orgânica + umidade + aeração), as minhocas não sobrevivem, assim, podemos estender esse conceito para a implantaçãode barreiras naturais que impeçam a dispersão das minhocas por espaços alem do desejado, não esquecendo-que os cursos d'água são, também, eficazes barreiras, pois as minhocas não vivem em áreas encharcadas.
Aqui vale ressaltar o papel positivo das formigas cortadeiras, apontadas como predadoras, na sobrevivência das minhocas nativas pela deposição de pedaços de vegetais no solo os quais emvariados estágios de decomposição, lhes servem de alimento.
A minhocultura é a única atividade agro-zootécnica que mensalmente dá ao produtor, colheitas de dois produtos: a minhoca (carne) propriamente dita e o seu humus. A minhoca é mundialmente criada com as finalidades seguintes: - Pesca, como isca; - Composição de farinhas protéicas para diversos fins; - Indústria farmacêutica para fabricação de...
tracking img