Minhocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Importância da minhocultura
 A minhoca sempre mostrou ser importante na formação dos solos e na alimentação animal. Os povos Egípcios já conheciam a fertilidade das terras através do trabalho desenvolvido por esses animais. Os Orientais sempre utilizaram a carne de minhoca como um excelente complemento alimentar. Em países mais desenvolvidos como a Itália e os Estados Unidos a minhocultura éuma atividade bastante explorada e de alta rentabilidade. No Brasil, embora timidamente, o número de criadores vem crescendo mesmo lentamente. Os baixos investimentos exigidos para a criação de minhocas tem levado muitas pessoas, até mesmo leigos no assunto, a se interessarem por esta exploração como fonte de humus, carne para alimentação animal e comercialização dos organismos. Devido a sua grandeintegração com as diversas atividades agropecuárias, a minhocultura será indispensável, sem dúvida, em qualquer propriedade rural, quer para fins comerciais ou de subsistência.
 topo
 Materiais orgânicos utilizados
 Para instalarmos um minhocário é necessário sabermos quais são os materiais que podemos utilizar bem como a quantidade que vamos dispor e qual nossa pretensão de produção.Dentre os materiais orgânicos mais recomendados estão os estercos (bovinos, ovinos, equinos), lixo urbano, resíduos da indústria de doces e embutidos, resíduos de curtume, vinhaça, etc.
 topo
 Tipos de minhoqueira
 Existem dois tipos de minhoqueira: doméstica e comercial. Caso a finalidade seja comercial é importante considerar custos com instalação, produção e transporte. Para isso é necessárioque as intalações estejam o mais próximo possível do mercado consumidor.
 Minhoqueira doméstica
 Este tipo de minhoqueira visa atender a horta e o pomar doméstico, sem fins lucrativos, pois produz pouca quantidade de húmus e tem como finalidade reduzir os gastos domésticos com feiras e supermercados, além de fornecer um produto livre de agrotóxicos.
Para esta finalidade costuma-serecomendar o uso da caixa de madeira que deve, de preferência, ter as seguintes dimensões: 1,00m de comprimento, 0,60m de largura e 0,30m ou 0,20m de altura.
 Minhoqueira comercial
 Para esta finalidade são usados, geralmente, canteiros de alvenaria, podendo também serem feitos de madeira ou bambú, que devem medir: 1,00 de largura, 0,30-0,40m de altura e comprimento variável. Esses canteiros precisamapresentar um declividade mínima de 2% para facilitar a saída do excesso de água, colocando-se canos na extremidade dos mesmos. O revestimento interno dos canteiros poderá ser de cimento ou terra batida e a cobertura poderá ser feita com sombrite, telha, palha, etc.
 topo
 Instalação do minhocário
 O primeiro passo a tomar é proceder a limpeza do material básico, esterco, utilizando luvaspara evitar uma possível contaminação.
Caixas de madeira
A caixa poderá ou não receber no fundo uma fina camada de palha.
Proceder a limpeza do esterco, retirando: pedras, pedaços de vidro, plásticos, pedaços de madeira, minhocas nativas, enfim qualquer material estranho ao esterco.
O esterco deverá estar livre de formigas. Caso não seja possível eliminá-las, desprezar o material.
O estercodeverá ocupar 1/2 ou 2/3 da altura da caixa, devendo o restante ser ocupado pelha palha.
As minhocas poderão ser inoculadas na quantidade de 50-100 (adultas), aguardando-se a aceitação do material 24 horas, inoculando-se o restante que deverá perfazer de 300-500 minhocas.
Cobrir o material com palha.
O material estará pronto para ser peneirado dentro de 45-70 dias, se a vermicompostagem forbem conduzida.
As minhocas trabalham em conjunto. Se isto não ocorrer algo estará errado.
Abastecimento das caixas
A alimentação das minhocas deverá ser feita, de preferência com frutas e/ou verduras. Inicia-se a alimentação no mesmo dia em que as minhocas foram inoculadas ou uma semana depois. O abastecimento das caixas é feito em etapas, abrindo-se uma valeta na caixa, adicionando-se o...
tracking img