Minha terra tem palmeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB AULA 2
Unidade 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comunicação e o sistema de liderança
INICIANDO OS ESTUDOS
O processo de comunicação nasceu da necessidade de socialização e sobrevivência do homem, inicialmente através de gestos e emissão de sons denominados “grunhidos”. Com a evolução da espécie o homem começa a transformar os sons em fala, iniciando a comunicação verbal. A comunicaçãoescrita tem seu início na pré-história com os desenhos inscritos nas paredes das cavernas evoluindo para os hieróglifos criados pelos egípcios, que foi a base para o nascimento do alfabeto, que variava de acordo com as civilizações, originando diversas línguas. Ao juntar as letras o homem criou a palavra, que reunidas tornaram-se frases e orações que proporcionaram o registro dos acontecimentoshistóricos da humanidade.
Mas o que é comunicação? Como ela acontece? Inicialmente vamos relembrando que comunicação é a transmissão de informações de um indivíduo para outro. Para que o processo de comunicação ocorra, é necessário que haja pelo menos duas pessoas, pois você não se comunica com o computador, mas sim por meio dele, para envio de mensagem para outra pessoa. Para que a comunicaçãoaconteça é necessário que a mensagem seja devidamente decodificada e compreendida pelo receptor, pois comunicar significa compartilhar, dividir, tornar comum a todos.
A comunicação é uma preocupação constante da sociedade, pois não depende apenas do emissor, mas de todo o processo que envolve a comunicação, com relevância principal a maneira como a mensagem é percebida pelo receptor. A comunicação nasorganizações sofreu grandes mudanças duas últimas décadas, devido ao avanço da tecnologia.
Um dos meios de comunicação eletrônica mais utilizada pelas organizações hoje são os e-mails pessoais e corporativos, bem como as intranets – uma rede interna de comunicação da empresa, com informações internas disponibilizadas na rede para seus empregados e a extranet, onde as empresas liberam oacesso externo de forma limitada à sua intranet.
Exemplificando
Você compra um livro pela internet e a “loja virtual” onde você adquiriu o livro, te envia por SEDEX e encaminha para você por e-mail número do objeto para rastreamento. Você acessa o site dos Correios, no sistema de rastreamento, digita o número de acordo com as instruções do site e ele indica a posição do pedido, postado, encaminhadoou entregue. Esse acesso no site dos Correios por você é o que se denomina extranet.
* Uma boa comunicação inicia-se pela habilidade do receptor de saber ouvir, ou interpretar a escrita, de compreender corretamente outro quer comunicar. O emissor por sua vez, deve utilizar a linguagem correta e de forma clara para transmitir a mensagem evitando assim distorções.
* Você já deve terouvido falar da rádio-peão, rádio-corredor, o nome não importa, a fofoca é uma realidade corporativa existente em todas as organizações, independente do tamanho. As empresas devem ser cautelosas com a comunicação informal, existente na organização, pois eles podem causar danos irreparáveis ao clima organizacional .Para que isso não ocorra, a organização deve adotar uma posição pró-ativa.
Entendendona prática
Para entender melhor essa pró-atividade, vamos ver o Case da empresa Landis Gyr?
Você percebeu como a rádio-peão pode ser utilizada em benefício da empresa? Desta forma, reuniões com a equipe, conversas informais nos corredores ou durante o “cafezinho”, podem transformar-se em excelentes oportunidades para a liderança sentir como está o clima organizacional e estreitar os laços comseus liderados utilizando dessas informações inclusive para a tomada de decisão.
O principio básico do relacionamento humano e da liderança é a comunicação, porém como o homem é um ser complexo ela também é complexa e possui papel relevante nos processos de interação do indivíduo com o grupo e com a sociedade.
Devido a essa complexidade do ser humano, o papel do líder é crucial para as relações...
tracking img