Minas gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
População
A população total do estado de Minas Gerais é de 19.597.330 habitantes, quantidade que faz ser o segundo estado mais populoso do Brasil, atrás somente de São Paulo, a população mineiracorresponde a aproximadamente 10,2% do contingente populacional brasileiro.
O povoamento desse território iniciou-se no fim do século XVI em virtude da descoberta de ouro, fato que atraiu váriosportugueses, juntamente com seus escravos africanos, em busca de lavras de ouro e diamante.
A maior parte da população mineira é descendente de colonos portugueses originários do Norte de Portugal e deescravos africanos, sobretudo oeste-africanos e bantos, vindos durante a época da mineração, no século XVIII e, após a decadência desta no século XIX, para trabalharem na produção agrícola.

Dadosda população de Minas Gerais:

População total: 19.597.330 habitantes
População urbana: 85,3%
População rural: 14,7%
Densidade demográfica: 33,4 habitantes por quilômetro quadrado
Crescimentodemográfico: 0,9% ao ano
PIB per capita: 14.233 reais
Taxa de analfabetismo: 8,5%
Taxa de analfabetismo funcional: 19,6%
Acesso a água tratada: 87,8%
Acesso a rede de esgoto: 78,7%

Economia
Oestado de Minas Gerais é o terceiro estado mais rico da Federação, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, com um PIB de 282.522 bilhões de reais (IBGE/2008). A estrutura econômica do Estado apresenta umequilíbrio entre os setores industrial e de serviços, responsáveis respectivamente por 45,4% e 46,3% do PIB de Minas Gerais, enquanto a agropecuária contribui com apenas 8,3%.
O estado possui osegundo maior parque industrial do país. Os principais tipos de indústrias que atuam no estado são extrativa (mineração), metalúrgica, automobilística, alimentícia, têxtil, construção civil, produtosquímicos e minerais não-metálicos. As regiões em que a indústria apresenta maior destaque são Central, Rio Doce (Leste), Zona da Mata, Sul e Triângulo.
Minas Gerais, com 241,3 bilhões de reais,...
tracking img