Minas gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




Sítios Arqueológicos

Na região do Triângulo Mineiro localizam-se dois importantes sítios arqueológicos nos municípios de Prata, e Uberaba (distrito de Peirópolis).
[pic]

Maxakalisaurus
No município de Prata, foram descobertos fósseis do maior dinossauro encontrado no Brasil, que viveu há mais de oitenta milhões de anos na região da Serra da Boa Vista, distante cerca dequarenta quilômetros daquela localidade, cujo nome científico foi denominado de Maxakalisaurus topai, e após votação popular passou a ser chamado de Dinoprata, valendo destacar que a réplica do titanossauro (montada em resina), com cerca de treze metros de comprimento, está exposta no Museu Nacional no Rio de Janeiro, desde 28 de agosto de 2006, quando foi apresentada à comunidade científica do Brasile do Mundo, pelo líder das pesquisas, o professor e paleontólogo Alexander Kellner.


























Subdivisões



Mapa mostrando a divisão do estado de Minas Gerais em mesorregiões, microrregiões e municípios.
Pelo critério do IBGE, o estado de Minas Gerais pode ser dividido geograficamente em doze mesorregiões, as quais são formadas por 66microrregiões.
O governo estadual, entretanto, utiliza desde 1985 outra segmentação territorial para fins administrativos, dividindo Minas Gerais em Regiões de Planejamento (RP) nem sempre coincidentes com as mesorregiões do IBGE. Diferentemente da divisão em mesorregiões do IBGE, as Regiões de Planejamento são em número de dez[6]:
• RP Noroeste de Minas: formada pela Mesorregião do Noroeste de Minas• RP Norte de Minas: formada pela Mesorregião do Norte de Minas
• RP Rio Doce: formada pela Mesorregião do Vale do Rio Doce
• RP Mata: formada pela Mesorregião da Zona da Mata
• RP Sul de Minas: formada pela Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas e pela Microrregião de Lavras
• RP Triângulo: formada pelas microrregiões de Frutal, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia
• RP AltoParanaíba: formada pelas microrregiões de Araxá, Patos de Minas e Patrocínio
• RP Centro-Oeste de Minas: formada pela Mesorregião do Oeste de Minas e a Microrregião de Divinópolis
• RP Jequitinhonha/Mucuri: formada pela Mesorregião do Vale do Mucuri e pelas microrregiões de Almenara, Araçuaí, Capelinha e Pedra Azul
• RP Central: formada pela Mesorregião Metropolitana de BeloHorizonte e pelas microrregiões de Barbacena, São João del-Rei, Três Marias, Curvelo e Diamantina.












Economia


Belo Horizonte, o principal centro financeiro do estado.
O estado de Minas Gerais é o terceiro estado mais rico da Federação, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, com um PIB de 192,611 bilhões de reais (IBGE/2005). A estrutura econômica do Estado apresenta umequilíbrio entre os setores industrial e de serviços, responsáveis respectivamente por 45,4% e 46,3% do PIB de Minas Gerais, enquanto a agropecuária contribui com apenas 8,3%[7].

Setor primário

[pic]

Plantação de café em São João do Manhuaçu, na Zona da Mata.
Agropecuária
Na agricultura, apresentam maior destaque no Estado a produção de cana-de-açúcar, café, soja, milho, abacaxi, cebola, feijãoe banana. Na pecuária, os maiores desempenhos são da bovinocultura de corte, suinocultura, avicultura e a produção de leite.




Setor secundário

Indústria
[pic]

Ao fundo USIMINAS, maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo, em Ipatinga.
Minas Gerais possui o terceiro maior parque industrial do país, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Osprincipais tipos de indústrias que atuam no estado são extrativa (mineração), metalúrgica, automobilística, alimentícia, têxtil, construção civil, produtos químicos e minerais não-metálicos[7].
As regiões em que a indústria apresenta maior destaque são Central, Rio Doce (Leste), Zona da Mata, Sul e Triângulo.
Energia
A capacidade instalada de geração de energia elétrica de Minas Gerais em...
tracking img