Milton santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de cá".
O título acima se refere a um filme produzido pelo cineasta brasileiro Sílvio Tendler, e é conduzido por uma entrevista com ogeógrafo e intelectual baiano Milton Santos.
.

A FOME x CAPITALISMO
A comparação é à base das idéias apresentadas ao longo do filme que procuram desmascarar a verdadeira face do capitalismoglobal, processo este, apontado pelo entrevistado, ser a causa do desemprego, a pobreza e a fome experimentados por grande parte da população.
A amplitude do fenômeno põe em questão as estruturas e osmecanismos financeiros, monetários, produtivos e comerciais, que, apoiando-se em diversas pressões políticas, regem a economia mundial, e demonstram a incapacidade em reabsorver as situações sociaisinjustas, dividindo a sociedade em dois grupos: - “O grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem com receio do grupo dos que não comem” - (Josué de Castro, A Geografia da fome). E esta sociedadesubdividida permanece criando barreiras de segregação; sejam estas barreiras físicas – Muralha da China e Muro de Berlim – ou barreiras simbólicas – que é a que a Europa mantém contra os estrangeirose clandestinos, a fronteira entre o México e os Estados Unidos, onde a migração não é desejada.
Milton Santos ainda afirma que “produzimos mais comida do que consumimos”, evidenciando que a fome estáligada muito mais ao modelo econômico, sendo uma referência à distribuição dos alimentos, e aos propósitos de uso da terra do que propriamente às condições climáticas das regiões.
O documentáriorelata, também, o paradoxo da produção e distribuição de alimentos entre alguns países da Europa e da África, respectivamente, onde há incentivos para o controle da produção agrícola, enquanto na Áfricahá um elevadíssimo número de subnutridos, isso lhe dá a condição de pior do mundo nesse aspecto.
Já a questão da fome no Brasil, o geógrafo menciona estar relacionada, como fenômeno social, ao...
tracking img