Milton santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Milton Santos

1948-1964. Um pesquisador implicado na realidade local.
Por Marie-Hélène Tiercelin dos Santos com títulos de Jacques Levy
Bacharel em Direito
Universidade Federal da Bahia (1948)
Doutor em Geografia
Universidade de Strasbourg (1958), sob orientação do Prof. Jean Tricart

Até 1964, ano em que deixa o Brasil em razão do golpe militar, ele conduz paralelamente uma carreiraacadêmica e atividades públicas. Jornalista e redator do jornal A Tarde (1954-1964), professor de geografia humana na Universidade Católica de Salvador (1956-1960), professor catedrático de geografia humana na Universidade Federal da Bahia onde cria o Laboratório de Geociências, será diretor da Imprensa Oficial da Bahia (1959-1961), presidente da Fundação Comissão de Planejamento Econômico do Estadoda Bahia (1962-1964), e representante da Casa Civil do presidente Janio Quadros na Bahia, em 1961. Suas pesquisas e publicações da época focalizam as realidades locais, principalmente a capital – a tese de doutorado é intitulada O Centro da Cidade de Salvador – assim como as cidades e a região do Recôncavo.

1964-1977. Um pesquisador viajante.
Em 1964, começa uma carreira internacional impostapela situação política no Brasil. Primeiro na França, professor convidado nas universidades de Toulouse, Bordeaux e Paris-Sorbonne, e no IEDES (Instituto de Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social). De 1971 a 1977, inicia uma carreira verdadeiramente itinerante, ao sabor dos convites: no MIT (Massachusetts Institute of Technology – Boston) como pesquisador; e como professor convidado nasuniversidades de Toronto (Canadá), Caracas (Venezuela), Dar-es-Salam (Tanzânia), Columbia University (New York). Esse período  abre uma longa caminhada em direção a teorização em geografia, com o intenso aproveitamento das ricas bibliotecas das grandes universidades. Primeiro uma ampliação do foco com o livro Les Villes Du Tiers Monde, 1971, onde já aparece o interesse em estudar as peculiaridadesda economia urbana dos países então chamados subdesenvolvidos, caracterizada pelos seus dois circuitos, superior e inferior, e resultando no livro L’Espace Partagé: les deux circuits de l’économie des pays sous-développés publicado em francês em 1975, em inglês e português em 1979.
Além de atuar como jornalista, ocupou cargos públicos como no governo de Janio Quadros.
O golpe militar de 64iniciou um período muito difícil em sua vida, preso durante três meses teve apoio de intelectuais e políticos que conseguiram sensibilizar os responsáveis por sua prisão e foi solto, porém não havia mais como trabalhar no Brasil. Foi abrigado pela França, onde trabalhou em diversas universidades.
Durante esses anos realizou estudos sobre a Geografia Urbana dos países pobres.
O clássico traduzido como“O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana”, entre outros clássicos que devem ser lido por todos, nesta obra escreveu algo que hoje em dia é muito evidente aos nossos olhos, afirma ele a existência de dois circuitos da economia, um rico, das empresas, dos bancos, das firmas de seguros. O outro, marginal que se expressa na economia informal.
Retornou ao país em 1977 e no anoseguinte lançou um novo livro que se tornou clássico nos estudos metodológicos em Geografia: “Por uma Geografia Nova”, obra que torna notório entre os geógrafos brasileiros e que foi traduzida para vários idiomas em diversos países. Neste trabalho, preconiza uma Geografia voltada para as questões sociais onde causou uma efervescência no ambiente acadêmico geográfico do Brasil, que perdurou durante osanos 80.
Recebeu o prêmio Vautrin Lud, que é considerado no âmbito da Geografia o prêmio Nobel. Em 1994, foi o primeiro intelectual de um país pobre e o primeiro que não tinha o inglês como língua pátria, agraciado com tal distinção.
Em uma homenagem por esta conquista o professor proferiu palavras que marcaram os presentes: “Este prêmio só podre vir dentro de um ambiente acadêmico que permita...
tracking img