Milton monte- interpass

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução.

A palavra entretenimento vem do latim: inter (entre) e tenere (ter). Segundo TRIGO, L. G. G. (2003) “O entretenimento nos leva cada vez mais para dentro dele e de nos mesmos”. Talvez isto explique a incansável procura do ser humano e os milhões gastos anualmente para este fim. Durante anos o entretenimento foi visto atrelado a conceitos pagãs, e muito tempo depois foivinculado à sociedade popular, como sendo algo de menor importância e desprezível, se mantendo desta forma afastada da nobreza. Hoje não temos como separar o entretenimento do popular, mas já visualizamos uma procura da sociedade como um todo, sem distinção de classe social.

E neste conceito de entretenimento enquadramos a idéia do clube, que possui esta necessidade de entreter como umaprioridade dentre seus deveres. A busca quase que incansável do ser humano durante os anos por um meio de distração e recreação é o que alimenta a historia dos clubes e da sociedade até os dias de hoje.

Dentro do município de Belém encontramos a Assembléia Paraense que, segundo site do próprio clube, encontra-se referenciada entre os cinco melhores clubes nacionais, com 5.500 (cinco mil equinhentos) membros que movimentam 16.000 (dezesseis mil) pessoas em sua área. Isso só demonstra a procura por esta opção de recreação em nossa região. Sem comentar ainda de clubes não tão reconhecidos nacionalmente, porem não menos importantes em Belém como o Para Clube, Casszum e AABB, sem citar ainda outros. A procura por este tipo de lazer se torna cada vez maior e aberta a um publico alvo maisamplo com a quebra de barreiras que só quem tem dinheiro teria direito a tais regalias tornando o clube uma opção de projeto social de relevante importância.

Em Belém, outra opção em finais de semana e feriados são os balneários vizinhos que se encontram muitas vezes a uma media de duas horas de viagem de carro, sendo o mais próximo destes balneários a Ilha de Mosqueiro.

O projetoaqui proposto tem como intenção unificar dois meios de entretenimento já adotados pela população paraense, na tentativa de dar a esta população uma opção “completa” de lazer. É de conhecimento que esta proposta não seria inédita, principalmente na Ilha de Mosqueiro, já tendo como exemplo o Clube Araçaji e o próprio Interpass Clube que serve como base para todo nosso projeto, porem, adotamos umapostura positiva e realista sobre a obra, tendo em mente as falhas e acertos que estes clubes passados tiveram e acreditando que o foco turístico atual encontra-se bem mais inflamado que em outras épocas, e a correria cada vez mais agitada no dia a dia por trabalho aumenta ainda mais a importância e procura por “fugas” para descanso da mente e da alma.

O clube em que nos embasamos para aproposta do projeto não foi escolhido somente pela sua localização e proximidade, mas também por sua importância histórica, seja no meio arquitetônico como para o município de Belém. Interpass é uma cadeia de clubes e hotéis que hoje em dia possui sede no Rio de Janeiro e trabalha com pacotes de viagens entre outros serviços. Em meados de 1988 o Clube procurou o então já experiente e renomeadoArquiteto e Engenheiro Civil Milton Monte com o intuito da criação de um clube na ilha de Mosqueiro, mais especificamente na estrada da Baia do Sol. A intenção do grupo era de “competir” com a atividade a beira-rio. Apesar da acentuada declividade e da falta de atrativos naturais no terreno, o projeto resultante foi aquilo que podemos chamar de um “marco arquitetônico”. Com um barracão principal noformato de um pássaro pousado na beira do rio, o clube ganhou adeptos mundo afora e prêmios em salões de arquitetura, participou de bienais internacionais, exposições em museus de arquitetura nacionais e internacionais e é até hoje lembrado e exaltado entre aqueles que o conheceram ou que o estudaram. Hoje em dia a obra encontra-se abandonada e pouco da estrutura do clube se mantém. O barracão em...
tracking img