Milena chaui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA FILOSOFIA
A Filosofia nasceu em Mileto na Grécia e os fatores que contribuíram para o seu surgimento foram:
*Fatores Geográficos: solo pobre
*Fatores tecnológicos: navegação, moeda.
*Fatores Culturais: mitologia, antropomorfismo.
*Decadência do mito como forma de conhecimento.

Surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser umainterpretação des-sacralizada dos mitos cosmogônicos difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor. Os mitos foram, segundo Platão e Aristóteles, a matéria inicial de reflexão dos filósofos. Eles tornaram-se num campo comum da religião e da filosofia, revelando que a pretensa separação entre esses dois modos do homeminterpretar a realidade não é tão nítida como aparentemente se julga.
A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas parareflexão. A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo que os sophos ( sábios em grego ) buscaram formular, no século VI a.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia.
NASCIMENTO DA FILOSOFIA - MARILENA CHAUI - Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do século VII e início do século VIantes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
Além de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a Filosofia também possui um conteúdo preciso ao nascer: é uma cosmologia. A palavra cosmologia é composta de duas outras: cosmos, que significamundo ordenado e organizado, e lógico, que vem da palavra logos, que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza, donde, cosmologia.
PERIODO E CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO DA FILOSOFIA
Período pré-socrático ou cosmológico - Neste período a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo eas causas e transformações na natureza.A filosofia pré-socrática fora uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza, da qual os seres humanos também fazem parte.A cosmologia não admite a criação do mundo a partir do nada; ela afirma a geração de todas as coisas por um princípio natural, onde tudo vem e para onde tudo retorna, ou seja, o princípio da physis,sendo ela a causa natural e imperecível da existência de todos os seres e de suas transformações. Embora a physis seja imperecível, ela dá origem a todos os seres infinitamente variados, diferentes, mortais e mutáveis.Uma vez que as coisas naturais se movem ou são movidas por outros e o mundo está em movimento ou transformação permanente. O movimento das coisas e do mundo chama-se devir.
Períodosocrático ou antropológico - Foi o período de maior florescimento da democracia grega, que fora de grande importância para o futuro da filosofia.Fora neste período que surgira a figura política do cidadão, assim passou-se a afirmar a igualdade entre todos os homens adultos perante a lei e o direito de todos participar diretamente do governo da pólis, assim criou-se o conceito de democraciadireta.Ora, para conseguir que sua opinião fosse aceita nas assembleias, o cidadão precisava saber falar e ser capaz de persuadir os demais. Com isso criou-se um novo padrão para a educação grega. Assim sendo, surge a figura dos sofistas, até então seguidores de Sócrates, apresentavam-se como mestres de oratória e de retórica. Sócrates rebelou-se contra os sofistas, pois faziam o erro e a mentira...
tracking img