Milagre economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIESP – FACULDADE DE HORTOLANDIA

TRABALHO DE ECONOMIA

História do Fundo Monetário Internacional – FMI

Professora: Carla Câmara
Aluno: Robson Alves: 1° ADM sala 11HORTOLÂNDIA
2012
Milagre Econômico Brasileiro
Depois do governo de Juscelino Kubitschek, entre 1956 e 1961, o Brasil passou por um almento no crescimento econômico graças ao plano de metas - oprograma "cinquenta anos em cinco" - que era baseado na política de substituição de importações sob a inspiração da CEPAL.
Logo após o Golpe Militar que teve iniciu em abril de 1964, no início dogoverno Castelo Branco, onde foi criado um Programa de Ação Econômica do Governo, com dois objetivos básicos: formular politicas conjunturais contra a inflação, associadas a reformas estruturais, queaumentou o equacionamento dos problemas inflacionários causados pela política de substituição de importações e das dificuldades que se colocavam ao crescimento econômico; o que requeria, agora, que fossedado um segundo passo no processo: a expansão da então pequena indústrua de base, para evitar que o aumento da produção de bens industriais de consumo final, ampliada pela política de substituição deimportações, provocasse um aumento insustentável nas importações brasileiras de insumos básicos, que a indústria nascente consumia de forma crescente.
De 1968 a 1973 o PIB brasileiro cresceu a umataxa média acima de 10% ao ano, a inflação oscilou entre 15% e 20% ao ano e a construção civil cresceu, em média, 15% ao ano. Durante essa fase, o grande arquiteto e executor das politicas econômicasno Brasil foi Antônio Delfim Netto, que chegou a ser chamado de "super-ministro".
Em 1967 Delfim Netto, assume o comando da economia. Para Delfim, o PAEG teria provocado uma queda da demandaindesejada, causando recessão e redução do nível de empregos. Segundo Delfim, o desenvolvimento interno do mercado brasileiro poderia por si só gerar crescimento. Nesse contexto de recessão, o governo adotou...
tracking img