Mii guia de evangelismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola literaria
Realismo
Realismo foi um movimento artístico[->0] e literário[->1] surgido nas últimas décadas do século XVIII[->2] na Europa[->3], mais especificamente na França[->4], em reação ao Romantismo[->5].

Característica
· Veracidade: despreza a imaginação romântica.
· Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
· Retrato fiel daspersonagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
· Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
· Materialismo do amor: a mulher objeto de prazer/adultério.
· Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.
· Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatoresque justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
· Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.

Realismo nas artes

O Realismo fundou uma Escola artística[->6] que surge no século XIX[->7] em reação ao Romantismo[->8] e se desenvolveubaseada na observação da realidade[->9], na razão[->10] e na ciência[->11].
Principais pintores realistas:
· ÉdouardHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89douard_Manet" Manet[->12]
Gustave HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Courbet"Courbet
Honoré HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Honor%C3%A9_Daumier"Daumier
Jean-Baptiste HYPERLINK"http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Camille_Corot"CamilleHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Camille_Corot" HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Camille_Corot"Corot
Jean-François HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Fran%C3%A7ois_Millet"Millet
ThéodoreHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Th%C3%A9odore_Rousseau" Rousseau
Realismo na escultura
Na escultura[->13], o granderepresentante realista foi o Auguste Rodin. O escultor não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.
· Obras destacadas:
· Balzac
OsBurgueses de Calais
O HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=O_B%C3%B3ga&action=edit&redlink=1"Bóga
O Pensador





Realismo na literatura
Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora ou idealizada da vida, como fizeram os românticos;desejaram mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.
Uma característica do romance realista é o seu poder de crítica, adotando uma objetividade que faltou ao romantismo. Grandes escritores realistas descrevem o que está errado de forma natural, ou por meio de histórias comoMachado de Assis[->14]. Se um autor desejasse criticar a postura de alguma entidade, não escreveria um soneto para tanto, porém escreveria histórias que envolvessem-na de forma a inserir nessas histórias o que eles julgam ser a entidade e como as pessoas reagem a ela.
Em lugar do egocentrismo[->15] romântico, verifica-se um enorme interesse de descrever, analisar e até em criticar a realidade. A visãosubjetiva e parcial da realidade é substituída pela visão objetiva, sem distorções. Dessa forma os realistas procuram apontar falhas talvez como modo de estimular a mudança das instituições e dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações. Na Europa[->16], o realismo teve início com a publicação do romance realista Madame Bovary[->17]...
tracking img