Mihcele

1987 palavras 8 páginas
DEFINIÇÃO DE SOCIOLOGIA
Podemos estabelecer com bastante tranqüilidade, o surgimento da sociologia no século XIX, como decorrência das necessidades dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo, em proporções nunca vistas devido a industrialização iniciada no século XVIII. Partindo de uma realidade rural, em que as funções e relações sociais apresentavam pouca complexidade, as sociedades européias ( primeiramente a inglesa) depararam-se no século XIX, com estruturas sociais mais complexas, que se desenvolveram em torno da nova realidade industrial.
Constitui-se assim a sociologia, em seu inicio, com objetivo especifico de estudar sistematicamente o comportamento social dos grupos e as interações humanas, bem como os fatos sociais que geram a inter-relação.

SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
A Sociologia da Administração é um dos ramos da Sociologia.
Também pode ser denominada de Sociologia da Indústria, da Empresa, do Trabalho e das Organizações.
A Sociologia da Administração estuda o setor do comportamento social determinado pela produção industrial de bens, sendo, então, a aplicação dos conhecimentos sociológicos – conceitos, teorias, princípios – a analise das relações sociais encontradas nas empresas de modo geral. A Sociologia fornece a base explicativa para o comportamento coletivo dos participantes de uma empresa, bem como prescrições para torná-los mais produtivos.
Dessa forma, compete a Sociologia da Administração o estudo sistemático das relações sociais e da interação entre indivíduos e grupos relacionados com a função econômica da produção e distribuição de bens e serviços necessários a sociedade.
Objeto da sociologia da Administração
O objeto central da Sociologia da Administração são as relações industriais. Ela analisa as formas pelas quais os subsistemas econômicos se relacionam com os outros subsistemas, a maneira como estão estruturados em relação aos papeis do trabalho e ao ajustamento das pessoas nesses

Relacionados