Mihcele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DE SOCIOLOGIA
Podemos estabelecer com bastante tranqüilidade, o surgimento da sociologia no século XIX, como decorrência das necessidades dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo, em proporções nunca vistas devido a industrialização iniciada no século XVIII. Partindo de uma realidade rural, em que as funções e relações sociais apresentavam poucacomplexidade, as sociedades européias ( primeiramente a inglesa) depararam-se no século XIX, com estruturas sociais mais complexas, que se desenvolveram em torno da nova realidade industrial.
Constitui-se assim a sociologia, em seu inicio, com objetivo especifico de estudar sistematicamente o comportamento social dos grupos e as interações humanas, bem como os fatos sociais que geram ainter-relação.

SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
A Sociologia da Administração é um dos ramos da Sociologia.
Também pode ser denominada de Sociologia da Indústria, da Empresa, do Trabalho e das Organizações.
A Sociologia da Administração estuda o setor do comportamento social determinado pela produção industrial de bens, sendo, então, a aplicação dos conhecimentos sociológicos – conceitos, teorias,princípios – a analise das relações sociais encontradas nas empresas de modo geral. A Sociologia fornece a base explicativa para o comportamento coletivo dos participantes de uma empresa, bem como prescrições para torná-los mais produtivos.
Dessa forma, compete a Sociologia da Administração o estudo sistemático das relações sociais e da interação entre indivíduos e grupos relacionados com a funçãoeconômica da produção e distribuição de bens e serviços necessários a sociedade.
Objeto da sociologia da Administração
O objeto central da Sociologia da Administração são as relações industriais. Ela analisa as formas pelas quais os subsistemas econômicos se relacionam com os outros subsistemas, a maneira como estão estruturados em relação aos papeis do trabalho e ao ajustamento das pessoas nessespapeis.
Preocupa-se com a unidade e integração das empresas industriais, com as tensões e conflitos no interior das mesmas. Estuda as causas, o desenvolvimento, as leis e possibilidade de regulamentação dos conflitos empresariais e industriais.
Hoje, o interesse é um pouco diferente. A empresa já não é considerada uma entidade social até certo ponto isolada, em cujas relações internas se podemcompreender questões sociais de uma forma autônoma: ela e vista no que diz respeito às estruturas e as problemáticas da sociedade como um todo, uma vez que trabalhadores, empregados, empresários, não exercem apenas funções dentro da empresa, mas ocupam posições no conjunto da sociedade.
OBJETIVOS E FINS DA SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
O objetivo deve ser o ponto de partida para a analise dasorganizações, aquilo que guia as decisões, orienta os acontecimentos, as atividades e os processos para um fim especifico.
O objetivo consiste, portanto, naquilo que se deseja e talvez possa ser alcançado um dia, ao passo que o fim reside em algo que se realiza continuadamente. Eles variam de acordo com os tipos de organização:
Mayntz (1980) divide as organizações em três categorias, segundo osobjetivos:
1 – Aquelas cujos objetivos se limitam a coexistência dos membros, sua atuação comum e contrato recíproco entre eles.
A estrutura dessas organizações é pouco diferenciada, pouco burocratizada e sua ordenação não é muito rigorosa. Os papeis de seus membros são, portanto, pouco marcantes.
Exemplo: clubes, agremiações, associações recreativas, etc.
2 – Aquelas cujo objetivo consiste ematuar de forma determinada sobre um grupo de indivíduos admitidos, transitoriamente ou não, em uma organização. A atuação varia de acordo com a categoria daquela, podendo ser voluntaria ou forçada. Nesse tipo de organização, há sempre dois grupos: um inferior, sobre o qual atua – o atuado – e um superior, o atuante.
Exemplo: escolas, universidades, hospitais, prisões, igrejas, etc.
Aquelas...
tracking img