Mielografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A mielografia é uma técnica através da qual se tira uma radiografia da medula espinal após uma injeção de um meio de contraste radiopaco na zona que se pretende examinar. A mielografia permitiráanalisar as anomalias do interior da coluna vertebral, como uma hérnia discal ou um tumor canceroso.
A prática da mielografia encontra-se cada vez mais a perder terrenos para outras tecnologias como oTAC (Tomografia Axial Computadorizada) e a RM (Ressonância Magnética) sendo usada apenas no caso de qualquer uma destas duas não fornecer informação suficiente ou no caso de não poder ser aplicada aopaciente, como no caso da RM caso o paciente tenha algum metal no corpo.
A mielografia é um exame de raios x realizado pelo radiologista para detectar anormalidades do canal medular, da medula e suasestruturas vizinhas.
Para a realização da mielografia o paciente precisa referir ao médico radiologista se apresenta alguma alergia, se está usando algumas medicação como tranquilizantes ou drogaspara convulsões ou ainda se a paciente está grávida.
Um dia antes do exame o paciente não pode comer ou beber após meia noite.O paciente poderá receber medicação adicional oral ou intravenosa paraprevenir efeitos colaterais do exame.
No dia do exame, o paciente será colocado na mesa radiológica sentado ou deitado e uma agulha será inserida no canal medular e uma pequena quantidade de líquor seráaspirado para testar se está no espaço certo.
Daí, o contraste é injetado no interior da canal medular e assim permitir a visualização em torno da medula.
O radiologista poderá usar dois tiposdiferentes de constraste:uma à base de óleo o qual será retirado após o exame e outro à base de água que não será retirado após o exame.
A mesa radiológica é inclinado em vários graus para ajudar ocontraste percorrer o canal medular até o local desejado e daí serão realizadas as radiografias.
Se usar o constraste à base de óleo, o paciente poderá virar para os lados e até debruço mas deverá...
tracking img