Policiamento montado: realidade ou utopia?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Policiamento montado: realidade ou utopia?

Introdução

O Policiamento montado está consagrado em países do primeiro mundo, entre eles, Canadá, EUA e Inglaterra, este por sua vez apresentam vantagens no seu emprego, onde facilmente a longa distancia pode-se ver e ser visto em meio à multidão. O homem montado se torna um grande observador, atuando preventivamente ou repressivamente, sempreque necessário. A presença do cavalo exerce grande efeito psicológico, desestimulando a ação de delinquentes, este parceiro vem se destacando por longos séculos, pois sua utilização histórica contribuiu para que o homem obtivesse êxito em suas conquistas, onde é comum nas grandes policias do Brasil o seu emprego, sendo ainda considerado um eficaz instrumento na missão de defender o cidadão e mantera ordem pública.

Conceito

Utopia tem como significado mais comum à ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. A palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não lugar" ou "lugar que não existe".
O "utopismo" consiste naideia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudoo que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise.
Realidade significa a propriedade do que é real. Aquilo que é, que existe. O atributo do existente.

As vantagens do Policiamento Montado

O cavalo, segundo estudos, proporciona o policiamento ostensivo nos mais variados tipos de terrenos e condições climáticas, com grandecapacidade operacional.
Quanto mais visível for a policia à população tanto menor será a probabilidade de acontecerem os ilícitos penais e, consequentemente, maior a sensação de segurança.
A presença do animal aliado ao seu porte físico infunde respeito às pessoas por sua posição elevada e de destaque do cavaleiro, torna-se eficaz ocorrendo um reduzido ou nulo número de ocorrências policias (apolicia montada do Canadá coloca que um policial montado é igual a dez a pé).
Um homem a cavalo posiciona-se a altura de 2,60 m do solo o que lhe permite ser visto de longe, podendo até mesmo ver dentro das áreas muradas, como invasões de domicílio furtos e roubos a residências. Contrário ao respeito que produz nos desordeiros, ele propicia pela sua docilidade, a aproximação das crianças epessoas de bem.
A mobilidade do policial a cavalo percorre seis quilômetros por hora, não ficando retido em congestionamentos ou no meio de grandes multidões, aumentando a segurança com um número bem menor de patrulheiros.
Portanto o policiamento montado não pode ser comparado com outras modalidades, pois é diferente, o cavalo não é um transporte e sim um parceiro. Possuindo restrições de empenhoque necessitam de serem complementadas pelo policiamento a pé ou motorizado.

Real Polícia Montada do Canadá

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) (em francês: Gendarmerie royale du Canada (GRC)), também conhecida nos países de língua portuguesa pela sua tradução Real Polícia Montada do Canadá, é a organização policial do Canadá, constituindo a maior força de segurança do país, e é maisconhecida como Mounties. A corporação canadense é a única do mundo em manter um policiamento federal, estadual e municipal numa só organização em todo o Canadá. A Polícia Montada do Canadá fornece o serviço de policiamento federal para todo o Canadá e serviços de policiamento sob contrato para os três territórios, oito províncias, mais de 190 municípios, 184 comunidades aborígenes e três aeroportos...
tracking img