Midia e politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Não há nada de errado com aqueles que não
gostam de política, simplesmente serão
governados por aqueles que gostam.
(Platão)



DEFINIÇÃO DO PROBLEMA.


A influência da mídia na politica. O tema pode ser considerado relevante devido ao fato de que a mídia influência as pessoas, as mesmas que irão votar e eleger alguémpara governar nosso país nosso mundo ou o que seja. Sendo assim a mídia pode ser boa ou má, passar informações verdadeiras tanto quanto falsas, a mídia tem o poder de coagir as pessoas. E é por isso que tem tudo haver com a politica e com os rumos que ela terá de acordo com essas pessoas votantes coagidas por toda uma mídia.

Análise Material Levantado.

Existem diversos meios de comunicaçãoatualmente, são eles internet, rádio, televisão dos quais englobam milhões, bilhões de informações diariamente, afinal a finalidade da globalização é exatamente essa, o acesso da população as informações que circulam no mundo todo.
O que ocorre, no entanto é o desleixo das pessoas, o conformismo com o errado e a mediocridade em relação a política, o que acarretou no circo em que tudo isso virou.Há desinteresse por parte da população e, grande interesse de outros (políticos), dos quais não se preocupam com a sociedade como um todo ou os problemas políticos e econômicos que passamos. Por fim chegamos a uma situação na qual tudo o que vemos é corrupção.
A mídia através dos seus meios de comunicação é capaz de influenciar os pensamentos e conclusões das pessoas, seja através dos comerciaisque fazem com que as pessoas sintam necessidade de comprar algo ou através da manipulação de informações, que dizem respeito da política do país, de escândalos nacionais ou internacionais entre muitas outras.
Para darmos exemplo disso no Brasil basta realizar uma retrospectiva até os anos em que a ditadura “reinava” no país. Naquela época os veículos de comunicação foram censurados pelo governoafim de não divulgarem informações ou denúncias de mortes, corrupção, alterações na legislação e outros, comuns na época. Entretanto, os veículos de comunicação que fossem de acordo com a não divulgação das informações sigilosas e divulgassem, no entanto notícias a favor do mesmo faria com que determinada emissora fosse privilegiada.
A ascensão da emissora Rede Globo, foi documentada através dodocumentário Beyond Citizen Kane,onde é retratado a posição dominante que a emissora adquiriu na sociedade brasileira, sua forte influência sobre a manipulação de informações e formação de opinião, pois houveram diversos investimentos por parte do governo brasileiro para que a emissora desse suporte a transmissão de informações que fossem convenientes ao próprio governo. Em um episódio que ocorreunas eleições de 1989 quando Fernando Collor de Melo disputava o cargo para presidência do Brasil contra Luis Inácio Lula da Silva, é clara a influência da Rede Globo, pois houve cenas e falas cortadas de Lula em um debate político e houve também o aumento do tempo de fala do Collor. Os eleitores que época tinha acesso somente à televisão, por exemplo, provavelmente se deixaram levar pela'sugestão' da emissora de TV, já que não havia disponível outros meios para se buscar informação e justificarem sua escolha . Outro fato relevante em relação à mídia é a relevância dos meios de comunicação à eleição de políticos. O poder político e imprensa em nosso país faz com que qualquer tipo de candidato se converta em “presidente” graças à imagem construída pelos meios de comunicação. Como o candidatoTiririca eleito em 2010 a deputado federal, há pessoas que justificam sua eleição como protesto da população contra todos os problemas que há no governo do nosso país. Porém é válido lembrar que a classe econômica do país, do qual não tem acesso às informações, pode ter se deixado levar pela imagem passada do candidato em sua disputa.
Segundo Emerson Cabral, editor chefe de redação da TV...
tracking img