Etica na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL


Elisangela Alves Magalhães Martins.
Fabíola Prestes Pontes Massarente.
Karina Pontes Garcia.
Mariana Rodrigues Viana da Silva.Enrico Ramirez Barbosa Fogagnoli.
Valéria C. R. Machado Garcia Lopes (Líder).
Curso: Ciências Contábeis
Pólo: Ourinhos
Orientadora: Andréia Marques Maciel


RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade analisar alguns comportamentos antiéticos,as penalidades cabíveis para essas transgressões e, principalmente, as dificuldades que tais comportamentos acarretam aos profissionais que pautam sua atuação com base nos princípios da consideração, respeito, apreço e solidariedade, tendo consciência que os contadores de forma geral devem trabalhar com transparência, zelando assim a classe contábil, obedecer os padrões de conduta estabelecido pelalegislação do Conselho Federal de Contabilidade. Buscou se de alguma forma na contribuição para usuários e profissionais da área contábil, no sentido de esclarecer as principais duvidas relacionada à ciência ética mostrando a importância para os profissionais e interessados. A intenção do trabalho é apontar os principais deveres e obrigações do profissional e a seguir os princípios éticos quenorteiam as profissões e a vida social.




Palavras-chave: Contabilidade, ética, legislação.









INTRODUÇÃO

A ciência contábil é uma ciência social que tem por finalidade o estudo, registro, análise, interpretação e controle dos fenômenos patrimoniais das empresas. Assim, as informações produzidas por essa ciência são de grande valia para muitos usuários, dentre eles, ossócios, acionistas ou administradores, os investidores, os clientes, os credores, as Instituições Financeiras e o Fisco.
Para desempenhar tal finalidade, o profissional contábil precisa estar registrado e habilitado pelo Conselho Federal de Contabilidade. Todavia, não basta ao profissional manter competência técnica acerca de sua profissão, é preciso, ainda, uma postura e uma conduta ética nasrelações com aqueles que estão ao seu redor.
Face a essa necessidade, o Conselho Federal de Contabilidade no exercício de suas atribuições legais e regimentais aprovou o chamado “Código de Ética Profissional do Contabilista – CEPC”, cujo artigo 1º dispõe acerca de seu objetivo, qual seja: “fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional”.
No entanto,apesar da vigência do referido Código, é possível encontrar no mercado de trabalho contabilistas que fazem mal uso de sua licença profissional, violando a Legislação, concorrendo deslealmente com seus colegas de classe, fraudando demonstrativos financeiros.
Comportamentos antiéticos, suas consequências e as dificuldades que tais comportamentos causam aos exímios profissionais da área constituem oobjeto desse artigo.
Esse trabalho tem o objetivo de demonstrar à relação do contador com sua classe, o código de ética prevê quais são os deveres em relação aos colegas, à classe e também qual deve ser a conduta do contabilista, em que a mesma deve se pautar nos princípios de consideração, respeito, apreço e solidariedade. Sendo que “o espírito de solidariedade, mesmo na condição deempregado, não induz nem justifica a participação ou convivência com o erro ou com os atos infringentes de normas éticas ou legais que regem o exercício da profissão” (CFC, 2000).



1. ÉTICA E ÉTICA PROFISSIONAL

1.1 ÉTICA
A palavra “ética” é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a...
tracking img