MICROLINS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO


Disposições Gerais


Por tratar-se de uma franquia que utiliza métodos de recrutamento e seleção próprios, a equipe não teve acesso direto às provas e demais documentação relacionada. Contudo, fomos recebidos pelo gerente da unidade Parnaíba que respondeu às perguntas e descreveu a maneira como os processos ocorrem e como estes se desenvolvem. Visitamos a unidade no dia20 de junho durante a manhã, período no qual a unidade encontrava-se me constante atividade.
O número de vagas abertas depende da demanda ao longo o ano varia e de acordo com o planejamento da unidade franqueada.
A empresa conta com vários consultores que frequentemente visitam as unidades para supervisionar seu funcionamento e seus processos, incluindo recrutamento, seleção e os programas detreinamento dos funcionários.
O processo de recrutamento e seleção é lento, com várias etapas, podendo durar de dois a três meses dependendo do número de inscritos.


Recrutamento

Para o recrutamento de candidatos, a unidade cria um anuncio visual que é veiculado nos blogs da cidade e nas redes sociais. Há a preocupação de atrair a atenção de candidatos direcionando as publicações parausuários desse tipo de ferramenta que se encaixem no perfil desejado.
No anúncio são colocadas as informações sobre o recrutamento, quais as vagas as quais os candidatos estarão concorrendo e os pré-requisitos necessários para ocupar o cargo (facilidade de comunicação, habilidade com vendas, etc). Há também informações para contato (telefone, endereço, etc) e o prazo de duração do recrutamento.Nesta fase inicial o objetivo é a captação de currículos que posteriormente serão analisados pela gerencia da unidade em uma espécie de triagem, que filtrará os concorrentes de acordo com as vagas ofertadas.
Após duas semanas de veiculação, a unidade emite uma nota avisando sobre o término do prazo para entrega de currículos e agradecendo aos candidatos que participaram.



Seleção

OProcesso de seleção é uma espécie de “funil”, ou seja, os futuros contratados pela empresa deverão passar por todas as etapas do processo e obter resultados satisfatórios ao longo deste. A seleção está dividida em quatro fases, descritas a seguir:

1ª Fase – Triagem

Com a triagem o gerente da unidade avalia e filtra os candidatos que enviaram os currículos na etapa de seleção de acordo com osperfis desejados e as demanda do período. Será avaliada a coerência dos currículos, o conteúdo (caso este apresente algum dado muito discrepante é automaticamente eliminado) e as habilidades descritas por cada candidato.


2ª Fase – Dinâmica de grupo


Após a triagem, os currículos escolhidos são chamados para a realização de uma dinâmica de grupo, aplicada pelo gerente geral e um responsávelenviado pelos polos centrais da Microlins. Segundo o gerente da unidade Parnaíba, nessa etapa são observados aspectos que são importantes pra boa execução do trabalho segundo os princípios da empresa, espírito de liderança, automotivação, a capacidade de trabalhar em equipe, interagir com pessoas desconhecidas e a agilidade na execução de tarefas. Esta fase não é eliminatória.


3ª Fase – Provaobjetiva


Dando sequência ao processo de seleção, os candidatos são submetidos à uma prova objetiva de raciocínio lógico cujo objetivo é filtrar os candidatos de acordo com seu desemprenho na resolução de questões práticas (fase eliminatória). Segundo a direção, ao mostrar bom desempenho resolvendo questões de lógicas, o candidato supostamente acaba por possuir boa visão e conhecimento arespeito das outras áreas de conhecimentos gerais, minimizando assim a diferença entre os testes. Dessa forma, quem atinge a pontuação desejada, passa para a etapa seguinte.


4ª Fase – Entrevista


A entrevista consiste em uma conversa informal entre o gerente da unidade e o supervisor do polo com os candidatos aprovados na prova objetiva. Serão avaliadas as inconsistências do candidato, as...
tracking img