Micrografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXPERIMENTO: MICROGRAFIA – PREPARAÇÃO E EXAME DE AMOSTRAS

1.RESUMO

Em atividade realizado no laboratório,conseguimos executar o processo desde seleção até o lixamento. Onde consistiu em cinco passos, o primeiro foi selecionar o meterial, o segundo foi o corte de uma amostra de aproximadamente 10 mm, após isso tivemos que embutí-la em baquelite para facilitar o manuseio da mesma, depoisrealizar a identificação da peça com finalidade de evitar o extravio, e então a lixamos e planificamos a face que deve ser analisada de forma que os riscos provenientes do corte fosem diminuidos ao máximo para possibilitar faser os demais testes necessários na sequencia de aulas.

2.INTRODUÇÃO


Ao comessarmos o nosso trabalho em laboratório o objetivo principal é a identificação do material,e suas propriedades no caso em que estamos trabalhando é o aço, onde o laboratório nos forneçe todas as condições para que saibamos diferençiar a estrutura e composição do mesmo desde o corte até a análise microscópica e de dureza. No laboratório se encontran todas as ferramentas necessárias para o processo de análise metalográfica, que dentro de uma empresa por exemplo, podemos constatar realcomposição dos materias e suas aplicações em função de seu respectivo desempenho teórico, ou em relação ao que o vendedor do material fornecido alega conter.

3.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ligas metálicas:

O aço é a liga metálica mais utilizada dentro da indústria, pelas suas varias combinações de composição química. Fácil usinagem, boa soldabilidade, fácil obtenção, menor preço em relação asua resistência mecânica.
Alem do carbono estão presentes em todos os aços os elementos residuais, Manganês (Mn), Fósforo (P), e Enxofre (S), dentre tantas variações de que a indústria necessita os aços liga surgem com o intuito de suprir as necessidades de todos os setores industriais. Os aços liga são classificados por quatro algarismos ABXX onde:
A e B - números que identificam osprincipais elementos de liga presentes no aço e seus teores dados em porcentagem de peso.
XX - indicam a porcentagem em peso de carbono do aço multiplicado por 100.
Um aço 1045, por exemplo, indica que estamos falando de um aço carbono comum com 0,45% de carbono em sua composição. Quando um aço possui uma quantidade de carbono superior a 1 % a tabela permite a utilização de um quinto algarismo. Jáquando uma letra b aparece entre os dois primeiros números significa que o teor de boro é de no mínimo 0,0005%. [1]

Tabela 1 - classificação dos aços liga (www.graduacao.iqsc.usp.br)



* Aço baixa liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga não ultrapassa 5%.
* Aço média liga: Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga está entre 5% e 12%.
* Aço alta liga:Aço em que a soma dos teores dos elementos de liga é no mínimo 12%.
* Aço baixa liga de alta resistência: Aço com teor de carbono inferior a 0,25%, com teor total de elementos de liga inferior a 2,0%. Neste grupo de aço, os elementos mais comuns são o Nióbio, o Vanádio e o Titânio. [2]

Vantagens das ligas metálicas

Cada elemento que é misturado ao aço proporciona uma característicadiferente ao mesmo, de modo que as ligas têm por objetivo conseguir as propriedades mecânicas de cada um dos elementos aliadas as do aço, porem nem todos os elementos são benéficos ao aço. Vamos observar algumas características de algum elemento logo a seguir:
O carbono, por exemplo, aumenta a capacidade de dureza, limite de resistência, limite de escoamento e de temperábilidade, porem diminui aductibilidade.
Manganês tem por objetivo o aumento da dureza e resistência mecânica com um menor prejuízo a ductibilidade e a soldabilidade.
Alumínio tem a capacidade como o silício de desoxidação que quando combinados com o oxigênio removem as bolhas de gás que se formam na solidificação do metal em fusão.
Silício é desoxidante e também tem a capacidade de melhorar em pequena escala a...
tracking img