Micrografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO SOBRE MICROGRAFIA

1 - Objetivo
O objetivo deste relatório é expor os resultados obtidos em aços e verificar após lixamento, limpeza e polimento as estruturas dos aços


2 - Introdução
Segundo Colpaert, “metalografia microscópica (ou micrografia dos metais) estuda os produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, visando à determinação de seus constituintes e de suatextura. Este estudo é feito em superfícies previamente polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado”.
O estudo dos produtos metalúrgicos, com auxílio de microscópio (aumentos maiores de 10 vezes), visa a determinação de seus constituintes e de sua textura. Este estudo também é feito em superfícies polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado. Convém esclarecer que os metais, deum modo geral, são agregados cristalinos cujos cristais (perfeitamente justapostos e unidos) tanto podem ser quimicamente idênticos, como de composição química diferente. Esses cristais chamam-se geralmente grãos em virtude de sua conformação, mas quando apresentam formas ou aspectos particulares, podem chamar-se nódulos, veios, agulhas, glóbulos, etc.
Com o auxílio da técnica apropriada,consegue-se tornar visível a textura microscópica do material, pondo assim em evidência os diversos grãos de que é formado. A apreciação da natureza destes, suas respectivas percentagens, suas dimensões, arranjo e formato, e a interpretação destes dados constituem o escopo do exame micrográfico dos metais.
A importância deste exame decorre do fato de as propriedades mecânicas de um metal dependerem nãosão de sua composição química como também de sua textura. Com efeito, um mesmo material pode tornar-se mole, duro, duríssimo, quebradiço, elástico, tenaz, etc., conforme a textura que apresentar e que lhe pode ser dada por meio de trabalhos mecânicos ou tratamentos térmicos adequados.



3. - Conceitos Teóricos

As técnicas de preparação das amostras são semelhantes as da macrografia, apenascom algumas particularidades em função do aumento que a amostra será submetida e do objetivo da análise.
Um ensaio micrográfico corrente pode ser dividido nas seguintes fases:

3.1) escolha e localização da seção a ser estudada;
3.2) realização de uma superfície plana e polida no lugar escolhido;
3.3) ataque da superfície por um reagente químico adequado;
3.4) exame ao microscópio paraobservação da textura.

3.1. Escolha e locaçização da seção a ser estudada
A localização do corpo ou dos corpos de prova para micrografia em peças grandes é frequentemente, feita após o exame macrográfico, porque, se o aspecto for homogêneo, a localização do corpo de prova é em geral indiferente; se, porém, não for e revelar anomalias ou heterogeneidades, o observador pode localizar corpos de provaem vários pontos, caso julgue de interesse um exame mais detalhado dessas regiões.

3.2. Realização de uma Superfície plana e polida no lugar escolhido
Tudo que foi dito na técnica do polimento para a macrografia aplica-se também à da micrografia, acrescido evidentemente de alguns cuidados especiais, pois neste caso a superfície se destina ao exame em microscópio. O polimento pode ser feito amão, deslizando a peça suavemente sobre a lixa apoiada numa superfície plana ou então a lixa é aplicada sobre um disco em movimento giratório e o operador comprime o corpo de prova suavemente contra a lixa em movimento. O polimento é depois continuado sobre um disco giratório de feltro sobre o qual se aplica uma leve camada de abrasivo a base de óxido de cromo e/ou óxido de alumínio (alumina).Quando o material a examinar são partículas pequenas faz-se uso de artifícios de fixação. Com o advento de novos materiais como baquelite e certas matérias plásticas transparentes, como a lucite, é possível fixar-se como na figura 5. É uma das melhores formas de fixação para o exame micrográfico.

4 - Etapas da Preparação da Amostra
Para a análise micrografiaca a preparação do corpos de prova é...
tracking img