Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 01, 02, 03 e 04.
O ALUNO DEVE ENVIAR AS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 04.
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00


QUESTÃO 01: COM BASE NO QUE FOI ESTUDADO SOBRE A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO (CPP), RESPONDA: (VALOR = 0.50)
a) Porque é possível afirmar que um país que esteja operando em sua CPP conseguiu resolver os problemas econômicos centrais?R: De certa forma, podemos dizer que ele conseguiu uma estabilidade e alguma organizacao. Entao, operando em sua capacidade maxima, sabendo usar e desenvolver de forma eficiente todos os seus recursos esploraveis e disponiveis




b) O que é o custo de oportunidade.
R: (risos ( ) Simples, posso utilizar um exemplo de custo de oportunidade que esta acontecendo exatamnenteneste momento.
Em termos, eu poderia estar desenvolvendo outras atividades, como por exemplo: Ir namorar, passear com amigos, ir ao boliche com meus irmaos, mas ao inves disso, eu estou estudando Microeconomia rsrs.
O Custo de Oportunidade do que eu estou deixando de fazer e menor do que minha satisfacao que estou obtendo ao estudar Microeconomia.
Para complementar, portantoem caso dos paises, eles tem que fazer escolhas e o custo de oportunidade representa um sacrificio. O país deixa de produzir um bem, para poder aumentar a producao de outro bem.


( Esse e um exemplo e valido? Caso contrario poderei lhe enviar novamente outro se for requisitado okay ( )




QUESTÃO 02: A FIGURA ABAIXO MOSTRA A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE UM PAÍS QUE PRODUZSOMENTE DOIS BENS: BATATAS (NO EIXO VERTICAL) E CARNE (NO EIXO HORIZONTAL). ANALISE A CURVA E RESPONDA: (VALOR = 1.50 – 0.25 CADA ITEM)

[pic]

a) Quantos quilos de batatas e quantos quilos de carne são produzidos se o país estiver trabalhando na alternativa de produção A?
R: 240kg de Batatas e 60Kg de Carne.


b) Se produzir no ponto A, o país estará sendo eficiente? Justifiquesua resposta.
R: Na minha perspectiva e pouco conhecimento ao que entendi, sim.
No momento produzindo 240kg de batata e 60kg de carne seria a melhor opcao.
Caso ele pensasse na possibilidade de ir a alternativa B, o Custo de Oportunidade seria de 40kg de batata e um aumento de 20kg de carne, o que nao seria tao vantajoso, ja a possibilidade D estaria aumentando a sua producao de carnemas contra partida nao teria fundos o suficiente para produzr batatas que estaria acima de sua capacidade de producao diante de seus recursos limitados.
Neste ponto de vista estaria sendo mais eficaz produzindo em PONTO A.




c) Quantos quilos de batatas e quantos quilos de carne são produzidos se o país estiver trabalhando na alternativa de produção C?
R: 100Kg de Batata e 30Kgde Carne.


d) É vantajoso para o país produzir no ponto C? Justifique sua resposta.
R: Claro que nao!. Porque produzir menos sendo que seus recursos disponibilizam uma oportunidade de se produzir mais na alternativa A por exemplo!?


e) O ponto D é uma alternativa de produção viável para este país? Justifique sua resposta.
R: A possibilidade D estaria aumentando aproducao de carne que neste caso lhe permite isto, mas contra partida, nao teria recursos suficientes para produzr batatas que neste caso estaria acima de sua capacidade de producao diante de seus recursos limitados.

f) Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto A e passar a produzir no ponto B?
R: O Custo de Oportunidade seria de - 40kg de batata e um aumentode 20kg de carne, o que nao seria tao vantajoso em relacao ao C.U da opcao A que proporciona mais recursos para batatas do que a de carnes!




QUESTÃO 03: QUAL É O PAPEL DO GOVERNO EM UMA: (VALOR = 0.50)
a) Economia Mista


R: Muito conhecido e principalmente a mais adotada pela maioria dos paises.
Essa modalidade consiste em uma organizacao de seus recursos limitados para...
tracking img