Resumo propaganda de a a z

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Propaganda de A a Z
 
Síntese por capítulo
Prefácio
Rafael Sampaio faz um breve relato de sua vida profissional e descreve a importância de se entender todas as partes constituintes do processo da propaganda. Esta é a proposta do jornalista e publicitário no livro "Propaganda de A a Z", 384 páginas, lançado em 1996 pela Editora Campus.
Capítulo 1 – Propaganda: arte, ciência ou técnica?Neste capítulo, o autor cita o exemplo do garoto propaganda da Bom Bril, usado para criar uma simpatia com o público e diferenciar a marca das outras palhas de aço e produtos de limpeza. Destaca que o produto apresenta quatro fatores essenciais: boa qualidade, preço, e distribuição ("corpo do sucesso"), e a propaganda ("alma do sucesso").
Mostra como a propaganda foi utilizada para mudar hábitos doconsumidor em relação ao leite condensado que de início foi inventado para substituir o leite natural, passando a ter uma nova utilidade devido à chegada do leite em pó. Foi preciso promover o consumo de leite condensado, destacando-o como um ingrediente culinário usado para preparar doces, bolos e outros alimentos. E mais recentemente como ingrediente de bebidas e drinques.
"...além de modificarcomportamentos, a propaganda pode criar, ampliar, consolidar e fortificar imagens, conceitos e reputações. Fazendo com que uma empresa ou marca passe de um total desconhecimento por parte do mercado para uma posição viva, forte, presente na cabeça dos consumidores."(SAMPAIO, 1996, pág. 18)
A influência exercida pela propaganda atinge toda a sociedade moderna, pois não há uma maneira de fugir. Elaseduz e age em nosso inconsciente, sempre interferindo em nossa vontade.
A propaganda deve ser usada com cautela devido ao seu grande poder de persuasão para que não seja inútil ou até mesmo trabalhe contra. Assim, ela é uma técnica que envolve muita arte e ciência.
Capítulo 2 – Como a propaganda funciona?
Define a propaganda como "a manipulação planejada da comunicação visando, pelapersuasão, promover comportamentos em benefício do anunciante que a utiliza ". Assim, a propaganda tem a "função" de informar e despertar interesses nos consumidores, em benefício do anunciante.
Destaca três definições que se fundem no que chamamos de Publicidade e Propaganda: Advertising (visa promover comportamentos e o consumo de bens), Publicity (divulga informações) e Propaganda (dissemina idéias dotipo políticas, religiosas ou ideológicas).
No Brasil, a propaganda é feita pelo anunciante e transmitida pelo veículo, não esquecendo de incluir as agências e produtoras/fornecedores especializados, com papel fundamental para a sua realização.
Pode ser dividida em dois tipos:
- promocionais (venda de produtos e serviços, direta ou indiretamente). Sua principais tarefas são: divulgação epromoção da marca; criação, expansão, correção, educação, consolidação e manutenção do mercado.
- institucionais (teor eminentemente informativo sobre a filosofia, os objetivos e as ações da empresa).
O veículo, onde se divulga a propaganda, pode se estender de um simples anúncio de porta de loja até a televisão (o mais abrangente). Devido a esta amplitude, há uma técnica específica da propaganda: amídia (escolhe o melhor veículo).
O mecanismo de geração e realização de uma propaganda é dividido nas seguintes etapas:
• Definição de objetivos (define a tarefa que a propaganda deve cumprir)
• Pesquisa formal ou informal (saber com mais precisão o perfil do público-alvo)
• Planejamento (alinhamento dos objetivos a serem atingidos e definição da estratégia da propaganda)
•Aprovação do planejamento (criação e planejamento de mídia)
• Aprovação da criação e mídia (análises e revisões feitas por quem detém a palavra final sobre a propaganda dentro da empresa anunciante)
• Produção das peças publicitárias e compra da mídia
• A peça publicitária chega aos veículos escolhidos e contratados
• Trabalho de aferição dos resultados alcançados pela...
tracking img