Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A MICROECONOMIA E A MACROECONOMIA
Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos

Caros leitores. Iniciarei este Artigo ressaltando que a Economia está dividida em dois ramos principais: a Microeconomia e aMacroeconomia.
A Microeconomia trata do comportamento individual das “unidades econômicas”. Tais “unidades” abrangem consumidores, trabalhadores, investidores, entidades do governo, proprietários deterra, empresas – na realidade, quaisquer agentes que tenham participação na produção e/ou distribuição de bens (riqueza). A Microeconomia explica como e por que essas unidades tomam decisões deprodução e consumo. Por exemplo, ela esclarece como os consumidores tomam decisões de compra e de que forma suas escolhas são influenciadas pelas variações de preços e rendas; explica, também, de quemaneira as empresas determinam o número de trabalhadores que contratarão e como os trabalhadores decidem onde e quanto trabalhar.
Outra importante preocupação da Microeconomia é saber como as empresasinteragem para formar as unidades maiores – mercados e indústrias. A Microeconomia ajuda a compreender, por exemplo, por que razão a produção de soja no Brasil (e no Paraná) se desenvolveu da forma comose desenvolveu e como os produtores e consumidores interagem no mercado de soja (e nos demais mercados do agronegócio). Ela explica como são determinados os preços das sacas de soja, os montantes deinvestimento em sua produção e quantas toneladas de soja são produzidas a cada ano. Por meio do estudo do comportamento e da interação entre cada empresa e os consumidores, a Microeconomia revela comoos setores e os mercados operam e se desenvolvem, por que são diferentes entre si e como são influenciados por políticas governamentais e condições de produção e consumo globais.
Logo, pode-seconcluir que a Teoria Microeconômica (ou Teoria dos Preços, como também é conhecida) preocupa-se em estudar o comportamento econômico das unidades individuais, tais como consumidores, empresas e...
tracking img