Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna : Thais Ramos Microeconomia IV(manhã)

1) Para Penrose a firma é complexa, com múltiplos objetivos, separações de propriedade e controle e possui grupamentos de produtos tangíveis e intangíveis ou seja a empresa esta sempre organizada de forma que consiga crescer perante a concorrência para isso o gerente da empresa tem a responsabilidade de melhorar orendimento dos recursos que dispõe aumentando a produção e a receita sem que aumente os custos. Com o objetivo de crescimento Penrose utiliza como base o mercado e tecnologias oferecendo uma maior rentabilidade.
Os recursos da empresa segundo Penrose são fontes de serviços produtivos existentes dentro da empresa empreendedora extraída de recursos tangíveis e intangíveis , inclusive os recursos humanos,sua cultura e seu conhecimento. Os recursos não podem ser alterados no curto prazo e quando não totalmente utilizados, constituem, simultaneamente, um desafio para inovar, um incentivo para expandir-se e uma fonte de vantagens competitivas. Elas facilitam a introdução na firma que podem se consubstanciar em novos produtos, processos ou novas formas de organização de funções administrativas.Percebe-se que para Penrose o conceito neoclássico de indústria, como um conjunto de empresas homogêneas que produzem produtos idênticos não faz sentido. Pois não há duas empresas iguais, já que os conhecimentos, gestão e administração das empresas são diferentes e o rendimento que obtém de seus recursos também é diferente mesmo que produzam a mesma mercadoria.
Os fatores de ordem interna que limitamo crescimento da empresa é a falta do conhecimento empresarial, na gestão e no aproveitamento dos recursos, e os fatores de ordem externa que limitam o crescimento é a falta de aquisição de recursos externos que deveria ser unida a um aumento dos recursos subutilizados, já que se requer tempo para que os novos recursos possam ser plenamente "conhecidos" e aproveitados.
Os fatores que definem ohorizonte de diversificação da firma são os tecnológicos e os de mercado. A base tecnológica esta inerente a toda atividade produtiva que utiliza máquinas, processos, habilidades e matéria-primas. Uma firma pode ter várias bases e mesmos as que se relacionam entre si devem ser tratadas como bases diferentes se houver diferenças substanciais no seu processo tecnológico e a direção para uma nova basese repousa na ideia de que a firma seja competente em alguma área tecnológica significativamente diferente. Em relação ao mercado uma firma pode vender seus produtos em diferentes mercados mesmo tendo apenas uma base de produção . Os mercados são classificados de acordo com cada tipo de comprador que eles servem. Para cada mercado pode-se produzir uma variedade de produtos e uma mesma basetecnológica pode servir a uma ampla variedade de mercado. A diversificação que implica na partida da firma para a conquista de novas áreas de mercado pode dar-se das seguintes maneiras: a entrada em novos mercados com novos produtos utilizando a mesma base de produção; expansão no mesmo mercado , com novos produtos baseado em uma área de tecnologia diferente e a entrada em novos mercados com novosprodutos e também baseados em uma área tecnológica diferente.

2) Os setores que mais se destacam segundo as tabelas analisadas são intensivas em trabalho, intensiva em recursos naturais e intensiva em escala. Em relação ao nível de emprego as de recursos naturais lideram sendo seguidas pela de trabalho e escala. Considerando a receita liquida as de recursos de naturais permanecem na frente seguidasda de escala e trabalho.
Os setores de bens naturais tem como principal vetor de demanda externa os países emergentes ; a demanda doméstica tem importância para inserção das empresas no crescente processo de segmentação e agregação de valor; possui elevado peso na pauta de exportação e na geração de superávit comercial; possui peso moderado na estrutura de empregos ; possui valor agregado e...
tracking img