Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1)
A fronteira de possibilidades de produção (FPP) é uma ferramenta analítica que representa a escassez, custo e eficiência. No caso mais simples, estudamos uma economia que produz apenas doisbens. A FPP é uma tabela ou gráfico (como abaixo) que mostra as várias combinações de cestas de preferência e quantidades dos dois produtos ofertados , como exemplo dado a tecnologia e os fatores deprodução disponíveis.

Cada ponto na curva mostra uma produção potencial total máxima para a economia, que é a produção máxima possível para um bem, dada uma quantidade de produção para o outro bem. Éum ponto de eficiência produtiva por maximizar a produção para um total dado de insumos. Um ponto "dentro" da curva é possível, mas representa ineficiência produtiva (uso de insumos com desperdício),no sentido de que é possível aumentar a produção de um ou ambos os bens no sentido nordeste em direção a um ponto na curva.

O gráfico na ilustração exemplifica uma curva com todos os pontoseconomicamente eficientes.
O ponto A no gráfico, por exemplo, indica-nos que a produção de soja e de petróleo é eficiente. O mesmo se passa no ponto B.
O ponto C é ineficiente, pois é possível aumentar aprodução de um dos bens sem ser forçado a reduzir a produção do outro.
A escassez é representada na figura pela impossibilidade de se poder produzir para além da FPP (ponto D).
São os pontosacima da linha, impossíveis de atingir com os recursos e tecnologia disponíveis. É também representada pelo declive da curva, que representa o quanto da produção de um bem diminui quando a produção dooutro aumenta, numa relação inversa. Isso ocorre porque uma maior produção de um bem requer a transferência de insumos da produção do outro bem, forçando a sua diminuição. É um exemplo de custo deoportunidade e significa que escolher mais de um bem implica ter menos do outro.
Estar na curva pode ainda não satisfazer completamente a eficiência alocativa (também apelidado de eficiência de Pareto)...
tracking img