Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01 - Fazer um comentário a respeito dos Postulados Econômicos Básicos da Economia.

Os postulados definem com clareza os desejos, as necessidades e ao mesmo tempo os limites do homem nos mercados de consumo. Esclarecem que, não apenas basta ao consumidor ter vontade ou dinheiro para adquirir algum bem, mas também, seu gosto, sua preferência e a disponibilidade de tal produto no mercado.

02 -Explicar o que você entende por Recursos Livres e Recursos Econômicos. Mostrar na prática a diferença entre esses dois conceitos.

Recursos Livres são todos aqueles que ocorrem com abundância, por isso não têm preço estabelecido. Por exemplo, os recursos naturais como a água. Já os Recursos Econômicos, são aqueles escassos e que sobre os quais se estabelecem valores econômicos, como porexemplo, a água potável que cai das torneiras.

03 - Explicar o significado de Recursos Humanos e Não Humanos.

Os recursos humanos são aqueles que diretamente têm a influência e a interferência do homem como a mão-de-obra. Já os não humanos são os que não dependem do homem e sim da natureza e seus fenômenos como o ar e a água da chuva.

04 - Podemos afirmar que as nossas necessidades sãodiversificadas e insaciáveis? Comentar.

Sim. São diversificadas porque cada consumidor tem seus desejos, ambições e sonhos de consumo, além do habitat e das condições de vida distintas. Dificilmente um consumidor de uma região fria terá as mesmas necessidades de um morador onde o sol e o calor predomina. E são insaciáveis pelo próprio instinto do ser humano, que nunca está satisfeito com o que possui esempre está em busca de outros bens visando satisfazer suas necessidades e suas ambições.



05 - O que você entende por escassez? E por excedente de produção? Representar graficamente um a situação hipotética.

Entende-se por escassez o fato de, a quantidade ofertada de certo produto no mercado ser insuficiente para suprir a demanda, ou seja, a procura por parte do consumidor para com essebem é maior que os estoques ofertados. Já o excedente de mercado ocorre quando a quantidade de um bem disponibilizada no mercado,é superior à demanda, (procura) por parte dos consumidores.Ver gráfico

06 - Qual o significado de uma Economia de Livre Empresa?

É aquela onde há uma livre iniciativa; ou seja, uma liberdade de escolha onde o produtor decide qual produto ele quer produzir, osvendedores também escolhem o que vender e os consumidores também optam pelo que querem comprar com total liberdade.

07 - Qual a finalidade do estudo da Ciência Econômica na formação do Contador?

Conscientizar esse profissional da importância de se conhecer os principais fundamentos desta, que é uma ciência social, oferecendo-lhe informações de grande valia em sua formação e capacita-lo paratomadas de decisões de cunho econômicos e contábeis, uma vez que ambas as ciências caminham paralelamente.

08 - Como se denomina a lei básica em economia? Como se processa na prática essa lei?

Denomina-se lei da oferta e da procura. Na prática, expõe-se a procura (demanda) como a quantidade de produtos que e bens que o consumidor está disposto a retirar do mercado a diferentes preços,permanecendo tudo o mais constante, ao passo em que a oferta representa a quantidade de produtos que o mercado está disposto a disponibilizar para o consumidor também a preços diferentes e mantendo-se o resto constante.

09 - Pelos comentários seguintes, que conceitos são exemplificados?

a) “Essa fábrica é grande demais para ser administrada eficientemente”
Essa frase pode ser relacionada com umadistribuição errada de mão-de-obra, profissionais incapacitados na sua administração ou até mesmo com excesso de espaço na fábrica, ou seja, espaços ociosos e mal aproveitados.
b) “Se você comprar esta máquina, poderá reduzir o número de seus empregados à metade”.
Pode se referir ao crescimento da tecnologia, ocasionando o desemprego, o que tem ocorrido muito no mundo globalizado.
c) “Dois...
tracking img