Microeconomia - o mercado e suas imperfeições

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: Vinícius Hoy Cornejo
DISCIPLINA: Microeconomia
DATA: 24/06/2012

Pesquisa para compor a nota G3 – O Mercado e suas Imperfeições

Mercado é uma dessa palavras muito usadas e usadas por muitos, mas cuja conceituação, em termos rigorosos, carece de precisão. Do latim mercatus, indicava originalmente o lugar público onde eram encontrados os gêneros alimentícios. Talvez seja difícil, parapessoas que vivem no início do terceiro milênio, imaginar como isso se processava naquela época; no Império Romano, o abastecimento estava a cargo de funcionários que podiam dispor, para isso, de sociedades de transporte.
A idéia de estruturas de mercado é de certa forma, devida a Marshall, embora seu objetivo tenha sido o de definir as condições de equilíbrio em condições de concorrência (maistarde chamada de “pura” ou “perfeita”); ao tratar, ainda que apenas de passagem, o monopólio, em contraposição à concorrência, sugere a existência de tipos diferenciados. A questão das estruturas intermediárias entre os casos polares de concorrência perfeita e monopólio, entretanto, que inclui os casos do oligopólio, da concorrência monopolista e das associações monopolistas ,só seria objeto daatenção dos economistas bem mais tarde. A preocupação de Marshall com o rigor formal de sua construção levou-o a definir as condições para a existência da concorrência (‘pura “ou “perfeita”); resumidamente são elas:
- o mercado é formado por um grande número de empresas vendedoras, todas relativamente pequenas e agindo independentemente, de modo que nenhuma possa isoladamente afetar o preço demercado;
- o produto é homogêneo, não sendo diferenciado pelos compradores, a não ser pelo preço;
- todos os agentes estão perfeitamente informados sobre tudo que se passa no mercado;
- existe completa liberdade de acesso ao mercado (não há barreiras à entrada).
Essa definição é importante porque é dela que parte a noção de imperfeição de mercado. Com efeito, o mundo retratado pela teoria doequilíbrio em concorrência perfeita, apesar de dar origem a uma representação formalmente elegante e sofisticada, tem pouco a ver com a realidade, além de estar baseado em considerações psicológicas e antropológicas bastante ingênuas. Como diria o professor Simonsen: “Cada agente econômico se sente perfeitamente incapaz de afetar, por suas decisões individuais, o sistema de preços. Ao mesmo tempo,qualquer deles possui perfeito conhecimento do mercado e adivinha com a mais absoluta precisão o futuro dos preços. Nesse mundo não há complicações psicológicas: por uma questão de seleção natural, o empresário é obrigado a maximizar seus lucros, o que lhe permite apenas não sofrer prejuízos. E se cada um cuidar apenas de si, nem se deixar influenciar pelos outros, teremos uma sociedade que, senão for feliz, pelo menos será eficiente no sentido de Pareto.
Vejamos agora os tipos de marcado e suas características.
Monopólio - Um único ofertante e vários demandantes, é a pior forma de estruturação mercadológica do ponto de vista da economia, pois os preços são manipulados de acordo com o ofertante - (A prospecção de pétróleo no Brasil através da Petrobrás ou a White Martins, por ser maior eter uma melhor capacidade logística no ramo de gases industriais é a única capaz de atender a cidades do interior).

Oligopólio - Poucos ofertantes e vários demandantes (ou Duopólio quando há apenas dois ofertantes, expressão quase não é utilizada), frequentemente a um bom número de competidores no mercado, mas não tantos para considerar cada um deles como tendo um efeito desprezível sobre ospreços. Portanto também não é uma estruturação de mercado bem vista para nós economistas. A diferença prática em relação ao monopólio é uma maior dificuldade quanto a combinação de preços. Nesse tipo de mercado a incidência de carteis e/ou divisão do mercado é maior e até certo ponto comum - (Mercado de gases industriais, telefonia móvel e fixa, são bons exemplos).

Concorrência Perfeita ou...
tracking img